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“Vamos pensar duas redes operando, a Globo e a Ninja, como duas metáforas”, é isso?
Entrevistado online pelo Instituto Humanitas Unisinos, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, de Sao Leopoldo, RS, o pesquisador e professor capixaba Fabio Malini (siga @fabiomalini ) examina o que vê como uma disputa de poder midiatico – entre a Midia Ninja e a TV Globo. Verifica que “as mídias que propoem produzir conteúdo independente enfrentam o drama do financiamento, que se dá em torno de sua sustentabilidade, de como é possível viver dignamente com o trabalho, e veicular continuamente – o que exige dinheiro”. Segundo avalia, propostas como a Mídia Ninja precisam recorrer ao financiamento para dar continuidade a esse trabalho, investindo no financiamento coletivo – “Quem se aventura a produzir mídia de maneira autônoma tende a recorrer ao primeiro caminho, ou seja, fazer com que o público financie o público, ou seja, o crowdfunding”.
Observa que, entao, de 1 lado se tem uma estrutura de mídia tradicional, com incremento financeiro para poder gerar qualidade de imagem, remunerar bons profissionais, desenvolver novos produtos e, por outro, há um movimento formado por 1 coletivo de pessoas que dispoem de baixa tecnologia, produzem vídeos e os disponibilizam em canais como o YouTube – “Trata-se de duas ecologias em disputa, porque estao de lados opostos. Essa disputa acaba se personificando em figuras como Globo e Mídia Ninja” – propoe – “Ou seja, sao elementos que se reduzem a duas formas que demonstram exatamente o conflito que estamos vivendo do ponto de vista de mídia”.
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