1 novo jeito de contratar – mais uma tecnologia mudando hábitos – Tania Savaget

Uma das coisas mais bacanas de algumas novas tecnologias e aplicativos é a possibilidade de fazer as coisas com mais autonomia, sem intermediários. O efeito delas, como tudo na vida, tem lados positivos e negativos. Os aplicativos de táxi diminuíram chamadas por telefone e para cooperativas, os aplicativos de alimentação saudável devem ter tirado alguns clientes de nutricionistas e por aí vai. Na hora de contratar, a plataforma Linkedin também tem impulsionado algumas transformações no mercado de RH, em especial o de recrutamento de talentos. Muitas empresas têm preferido atuar sem os headhunters.

Empresas como a GE, a Dell, a Goodyear estao optando por ocupar cargos usando Linkedin e outros sites de vagas, além de olhar antes para seus candidatos internos e até mesmo indicaçoes. Com isto, preparar e atualizar o profile nestes espaços virtuais passou a ter grande importância. As próprias redes disponibilizam roteiros para melhorar a apresentaçao, organizar os dados, definir a foto e como atualizar as informaçoes. Com tudo isto disponível, realmente, o trabalho de recruiters parece ficar mais restrito a vagas mais complexas, de profissionais de cargos mais altos ou que exigem confidencialidade.

Algumas empresas que buscavam profissionais já estao se reinventando e oferecendo outros serviços. Mentoring, Team Building, Assesment e outras ofertas já fazem parte do portfólio. Para os profissionais que estao em busca de oportunidades, é importante tirar o foco do curriculum e botar energia no profile. No caso do mercado criativo, que precisa analisar portfólios também existem boas plataformas para colocar os trabalhos. Tudo mais simples, com um link de acesso e mais praticidade, agilidade e menos investimento.

publicidade

publicidade