Tweet |
17 anos | Por que é que nao tem acentos nos textos? Isso é marca de estilo?
Houve um tempo em que os acentos eram um estorvo (ainda sao, em alguns casos) para usuários de diferentes plataformas na internet. Ainda era uma guerra a diferenciaçao de PC e Mac, e os teclados de cada um escreviam coisas que os outros nao liam normalmente, sobravam incômodos ‘ces cedilhas’, ‘á’, etc, entre as palavras de uma frase. Isto faz uns 17 anos. Blue Bus, que já nao tinha muita simpatia pelos acentos que, em muitos casos, apenas ‘sujam’ graficamente uma informaçao – decidiu banir os que mais tumultuavam 1 texto :) O til era o pior deles e foi o primeiro a ‘cair’ na ortografia do site. Mesmo que agora a evoluçao da tecnologia e dos softwares possa permitir uma grafia, digamos, politicamente correta, para o site nao dá mais, pela simples razao que essa falta de acentuaçao se tornou marca registrada que nao pode e nao deve ser abandonada sob nenhuma hipótese ;)
Mas nao é só desse diferencial visual que vive o ônibus. Aqui, por regra, se evita preferencialmente o ‘por extenso’ – veja neste texto, acima, ’17 anos’ em vez de ‘dezessete anos’… Norma interna do site defende que além de procurar textos concisos e idealmente nao maiores que 8 linhas condensando uma informaçao, nenhum elemento gráfico deve ‘prolongar’ desnecessariamente a notícia apresentada – caso dos ‘extensos’ ou de artigos como ‘um’ e ‘uma’ perfeitamente dispensáveis quando vc refere ‘diretor de criaçao’ ou ‘campanha publicitária’, por exemplo. A ideia é enxugar o texto até o limite da paciência do leitor avesso a essas, digamos, ‘firulas’.
dmellenbergs
Vamos lá, por partes.
Não percamos tempo com o óbvio; da importância da língua como pilar da cultura, da identidade e unidade nacionais etc e tal, já que o site parece desprezar a questão e decidiu estabelecer sua própria “ortografia”.
Vamos às justificativas do site, ou do Julio, que me parecem ser o mais grave.
Como assim, acentos “sujam graficamente” o que quer que seja?! Acentos fazem parte das regras gramaticais tanto quanto escrever “progresso”‘com o “s” dobrado. Quer dizer que, se o site resolver, por exemplo, que o “ç” “suja graficamente” suas páginas, passará a grafar as palavras que o contêm com o que lhe vier à cabeça? o critério será o que lhe parecer mais bonito? O único recurso que garante a pronúncia correta de várias palavras da língua portuguesa é justamente a utilização dos acentos (‘pronúncia,’ com acento, tem sentido totalmente diferente de ‘pronuncia’ sem acento).
Que mal faz o til, na visão do site “o pior deles”, que um acento circunflexo não faz, mas que continua sendo usado?
Tem mais, no segundo parágrafo. “Nenhum elemento gráfico deve prolongar desnecessariamente a notícia…” Ah tá! Acentuação é um atraso de vida, mas os sorrisinhos e piscadelas — :) e ;) — colocados no final de cada frase, não. Entendi!
E que história é essa de confundir a ortografia oficial com “ortografia politicamente correta”, como se escrever minimamente de acordo com as regras do idioma fosse um modismo circunstancial? E tudo isso num site de notícias, fundamentalmente apoiado em textos? Meu Deus!
Daí a chegar ao “nós pega o peixe”, daquela obra que queriam impingir às escolas públicas, não está nada longe. Está aí algo que o Blue Bus poderia ter deixado de publicar que não faria falta nenhuma.
O Século
O famoso caga-regras. Sempre aparece um para comentar.
Mauricio Macedo
Leio Blue Bus há uns 12 anos, realmente acentuação era um problema no início da internet, mas não pelos motivos apresentados. Acontece que muitos servidores de e-mail eram baseados em Unix/Linux, e a codificação de caracteres de e-mails não padronizado. Por isso naquele tempo era comum enviar um e-mail com acentos e quem recebe ver os caracteres estranhos. Quem é daquela época se habituou a escrever e-mails sem acentos. Mas isso não dá nenhum subsídio para a tentativa de abolir acentos no site. Sem falar que já estamos em 2012, manter um hábito “porque sempre foi assim” demonstra um pensamento reacionário, algo bem diferente do esperado por um site que trata da área de publicidade. Mas ninguém é perfeito, não me incomoda muito…
Julio Hungria
Por favor, usamos a ortografia oficial – leiam ‘Alto lá, Blue Bus tem sim acentos – til é marca de nasalizaçao ;)’ baixando gratuito o livro dos 17 anos em http://bit.ly/VnzooD
Gustavo Madeira
Francamente… depois deste artigo, fico com a nítida impressão de que o português pobre é marca registrada.
E quando “reclamei” na primeira vez, recebi como resposta: “Nao eh chato, pra nos eh extremamente bem vindo ter grilos falamtes :)”
Não digo que vou deixar de ler o Blue Bus, porque eu não vou. Mas a cada desvio desnecessário da língua, morrem alguns neurônios a mais na minha cabeça.
E, respeitosamente, grilo falaNte é… bem, deixa pra lá, pra não perder a linha.
Julio Hungria
Vc nao leu ou viu Pinocchio? Lå o grilo falante é a simpatica consciencia do protagonista…
andré carvalho
concordo com os outros leitores que acham péssima a falta de acentos. piorar a legibilidade por conta de um maneirismo é ser muito mais preocupado com o estilo do que com a notícia. mas como aqui é uma mistura entre publicidade e jornalismo, dá para entender esse exagero estilístico. afinal, ser moderno, diferente, ou melhor, diferenciado, é mais importante do que respeitar regras simples de ortografia. mas concordar com essa atitude é outra coisa. ainda mais se pensarmos na quantidade de acessos do blog. garanto que boa parte das visitas é feita por estudantes de comunicação, publicidade e etc, e não vejo com bons olhos que eles passem a acreditar que escrever como o blog é melhor do que escrever de acordo com as regras de ortografia. sempre que eu retuíto algum artigo postado aqui eu coloco os acentos. e faço isso com os links em toda erde social que os posto.
e o til não era o único acento problemático o cedilha também era péssimo. porque ele não foi cortado também? o acento agudo aparece somente quando vocês querem, porque não o retirar completamente? podiam retirar também a diferença entre minúsculas e maiúsculas, como queria o nosso amigo ivan tschichold. assim vocês teriam pelo menos um antecedente histórico.
Julio Hungria
Suas sugestoes já foram aventadas antes por outros leitores – que gostam da ortografia e da sintaxe do Blue Bus. Nao adotamos porque achamos que seria exagerado e alem da conta para leitores que preferem a ortografia tradicional como vc Obrigado por comentar…..abs
PS – O acento agudo tem 1 criterio – soh deve aparecer qd faz dif p/ o entendimento. O til tambem eh usado em rã, irmã, fã… – sem o til as palavras poderiam ser confundidas com seu eventual outro significado
Wilson
Embora seja ‘marca registrada’ do site, acho feio e desnecessário. Mas também não vou deixar de ler por causa disso. Não há necessidade de se perder a informação. Apenas gostaria que isso fosse repensado. A língua agradece.
claudio
Que conversinha, mais intéressante À peleja de Policarpo Quaresma contra os demônios suplicantes do néo pragmatismo linguístico. :) A dorei