1as páginas dos jornais – guerra de egos e palco de marqueteiros (Observatorio)

Texto do Carlos Castilho no Observatorio

“Infelizmente é nisso que se transformou a maior parte das primeiras páginas de jornais impressos e das escaladas dos telejornais. A tranquilidade de nos sentir bem informados está sendo substituída pela insegurança e frustraçao de nos ver transformados em inocentes úteis de estratégias marqueteiras dissimuladas de jornalismo”.

“É o que sentimos nós, consumidores de informaçoes, quando assistimos a um bate-boca na sala do presidente do STF a propósito da criação de novos tribunais regionais federais; ou quando testemunhamos o tiroteio estatístico em torno da inflaçao no país; ou ainda quando recebemos informes contraditórios sobre o pôquer diplomático das ameaças mútuas entre as duas Coreias que, tecnicamente, estao em guerra há mais de 50 anos”.

“A criaçao de novos tribunais regionais federais, em si, é um fato promissor porque pode desafogar o incrível congestionamento de processos na justiça federal brasileira. Mas para o presidente do STF, Joaquim Barbosa, e para os dirigentes das associaçoes de magistrados, o mais importante é o contexto do jogo de interesses criado em torno da questao”.

“Barbosa nao admite que a iniciativa tenha sido feita à sua revelia enquanto os magistrados aproveitam para fazer lobby corporativista, tendo como pano de fundo outra questao: a polêmica sobre quem tem a exclusividade de iniciar investigaçoes sobre corrupçao: a polícia ou o Ministério Público”.

“A imprensa noticia os fatos, mas eles sao cada vez menos significativos porque o contexto em que se situam é muito mais importante e é nele que podemos entender o que nos beneficia ou prejudica” :(

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Carlos Castilho tem 35 anos de carreira em rádio, jornais, revistas, televisao e agências de notícias, no Brasil e no exterior. Foi correspondente do Jornal do Brasil, no Chile; foi editor chefe do Jornal da Globo; chefe do escritório da TV Globo em Londres; correspondente do jornal Publico (Portugal) na América Latina; editor chefe do serviço latino-americano da agência de notícias Inter Press Service; consultor de comunicaçao das Naçoes Unidas e Uniao Européia, na Costa Rica.

É Mestre em Mídia e Conhecimento, pelo Programa de Engenharia e Gestao do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina; integrante da direçao do Observatório da Imprensa; professor de Jornalismo Online e Processos Multimídia, nas Faculdades ASSESC (Florianópolis) e CESUSC; professor de Jornalismo Online, na Universidade do Texas.

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