80% dos estudantes dos EUA nao sabem diferenciar notícias de anúncios nativos

Segundo um estudo recente da Universidade de Stanford, mais de 80% dos estudantes dos EUA sao incapazes de distinguir uma notícia de um anúncio nativo, identificado como ‘conteúdo patrocinado’. O objetivo do estudo era determinar o quao instruídos os estudantes sao em relaçao às notícias e examinar como eles avaliam histórias encontradas nos feeds do Twitter e do Facebook, fotografias, comentários de leitores em sites e posts de blogs. No total foram coletadas 7,804 respostas de estudantes dos níveis middle school, high school e college, entre janeiro de 2015 e junho de 2016, em 12 estados norte-americanos. O resultado nao foi nada animador. “No geral, a habilidade dos jovens de raciocinar sobre a informaçao na internet pode ser resumida em uma palavra: deprimente. Nossos ‘nativos digitais’ podem ser capazes de se ajustar entre o Facebook e o Twitter enquanto simultaneamente sobem uma selfie para o Instagram e enviam uma mensagem de texto para um amigo. Mas quando se trata de avaliar informaçao que circula nos canais de mídias sociais, eles sao facilmente enganados”, dizem os pesquisadores. Sam Wineburg, autor principal do relatório, observa que “muitas pessoas assumem que, já que os jovens sao fluentes em mídias sociais, sao igualmente perspicazes sobre o que encontram lá. Nosso trabalho mostra que o oposto é verdadeiro.” “Em todos os casos e em todos os níveis, fomos surpreendidos pela falta de preparaçao dos estudantes”, escrevem os autores do estudo. Como bem lembra o The Next Web, essa notícia nao poderia vir em pior hora – justamente quando tanto está se debatendo sobre o problema das notícias falsas no Facebook. “Nossos futuros tomadores de decisao nao conseguem distinguir um anúncio de uma notícia; quao bem você acha que eles se sairao diferenciando uma notícia falsa de uma verdadeira?”, conclui. Via CNET.

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