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A experiência q faz a diferença – mesas grds e coletivas e uma bisteca inesquecivel
Quando começaram a falar sobre Brand Experience parecia que havia sido descoberta alguma novidade incrível para marcas que já nao tinham mais como evoluir em relaçao a matéria-prima, design, processos, pré e pós venda. Muitas lojas de experiência de marca surgiram, investindo em caríssimos metros quadrados e localizaçoes privilegiadas, cercadas de equipes super bem treinadas, essências, música e sessoes especiais para consumidores ilustres. Depois de frustrar alguns clientes que, claro, além de viver a experiência queriam levar produtos para casa, as lojas deixaram de ser “mini show rooms” e passaram a vender também, mesmo que só peças especiais.
Andando pelo velho mundo e seguindo dicas de guias mais descolados, acabamos descobrindo que, desde sempre, a experiência é o que faz os clientes voltarem, contarem uns para os outros, ampliarem o conhecimento da marca e fazerem 1 produto que é vendido por muitos ganhar fama de “diferente” e ser recomendado tanto por locais quanto por turistas. Quem já teve a oportunidade de conhecer a regiao da Toscana deve ter ouvido falar da Bisteca Fiorentina, um bifao alto, servido com osso. Prato típico, é fácil encontrá-lo em muitos restaurantes. Mas, entre tantos, uma portinha chama a atençao pela fila de dar voltas. A moça que fica na porta poderia trabalhar no Bar Lagoa, no Rio, de tao mal humorada! ;-)
A experiência compensa: as mesas sao grandes e coletivas. O açogueiro atende pessoalmente cada cliente e pergunta como quer sua bisteca. Depois, vai lá dentro e corta a carne de forma barulhenta, quase teatral, com um enorme cutelo. Ele volta com o bifao cru para ver se o cliente aprova. Se aprovado, ele anota na própria toalha da mesa o peso e o preço. As pessoas comentam o tamanho da bisteca e, assim, vao se conhecendo e transformando o papo em uma única conversa, em várias línguas. Quando chega à mesa, tostadinha, já é só parte da experiência. Ao seu lado um alemao está roendo o osso da bisteca, o americano está postando a bisteca no facebook e o italiano está só no primo piato. Chama-se Osteria Acquacheta, em Montepulciano. Vale a visita. Brand Experience genuíno.
Marcelo
Brilhante! Agora entendí isso tudo.