A pergunta que nao quer calar – por que todos os memes usam a mesma fonte?

Fale a verdade – um meme nao é um meme se nao tem aquela fonte. Aquela fonte em questao é a ‘Impact’, e nao – ela nao foi criada na era digital, muito menos tendo memes em mente. A ‘Impact’ foi criada por Geoffrey Lee em 1965, e mais tarde vendida para a Stephenson Blake. Desde o início foi valorizada por sua legibilidade – mas nao foi apenas o design que determinou seu sucesso atual. A Stephenson acabou repassando a fonte para a Monotype, que, por sua vez, licenciou a Impact para a Microsoft. Em 1996, a Microsoft lançou um pacote de fontes padrao para a internet – num projeto chamado ‘Core fonts for the Web’ – e lá estava ela. Em seguida, foi incluída no Windows 98, enquanto algumas fontes que poderiam competir com ela nao foram. E entre concorrentes como Arial Black e Comics Sans, a Impact venceu pelo seu já conhecido atributo – a legibilidade, especialmente considerando seu posicionamento sobre imagens. Quando já estava presente em milhoes de computadores e era amplamente conhecida na web, sites para gerar memes também entraram em cena. Em 2003, alguém criou um dos memes de gatos mais memoráveis de todos os tempos, o ‘I Can Haz Cheezburger?’ – com a Impact. Depois disso, muitos outros surgiram, sempre repetindo o uso da fonte. Para o site Vox, hoje, “a fonte dos memes se tornou ela própria um meme”. Você olha um meme e espera que ele seja de determinado jeito – o que inclui a fonte. O que leva à conclusao já exposta no início desse texto – um meme sem Impact nao é um meme que se preze. ;-)

meme-font-impact3

meme-font-impact4

meme-font-impact5

meme-font-impact2

publicidade

publicidade