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A resposta do McDonald’s à proposta de uniao do Burger King – veja aqui
O McDonald’s acaba de divulgar, no Twitter e no Facebook, sua resposta ao convite do Burger King de se unir em nome da paz mundial e, por 1 dia, criar o McWhopper. Em texto assinado por seu CEO, o McDonald’s diz o seguinte:
“Caro Burger King,
Inspiraçao para uma boa causa… ótima ideia.
Nós adoramos a intençao mas acreditamos que nossas duas marcas podem realizar algo maior para fazer a diferença.
Nos comprometemos a criar conscientizaçao no mundo inteiro, talvez vocês se unam a nós em um esforço global significativo?
E a cada dia, vamos deixar claro que entre nós há simplesmente uma competiçao de negócios amigável e certamente nao as circunstâncias inigualáveis de verdadeira dor e sofrimento da guerra.
Estaremos em contato.
-Steve, CEO do McDonald’s
P.S. Um simples telefonema resolve da próxima vez.”
Inspiration for a good cause @burgerking. Let’s do something to make a real difference. http://t.co/JjycHwwD5B
— McDonald’s (@McDonaldsCorp) August 26, 2015
Dear Burger King, Inspiration for a good cause… great idea. We love the intention but think our two brands could…
Posted by McDonald’s on Wednesday, August 26, 2015
Julio França
A princípio achei que o McDonald’s tinha perdido uma oportunidade de aceitar e mostrar algo interessante nessa pequena “guerrinha” de sanduíches, mas depois de 1 segundo deu pra perceber que o McD saiu por cima e de forma genial:
1) O BK convidou para fazer uma ação simbólica, que na prática não muda nada no mundo. Praticamente encostou o McD na parede e na frente de todo mundo, caso o McD negasse ia ser o chato bobo e feio da história.
2) O McD respondeu que não, que deveriam se juntar para fazer algo que realmente impactasse o mundo. Não especificou nada, mas por exemplo temos o McDia Feliz, que ajuda crianças com câncer, só pra lembrar algo que o McD já faz desde sempre. Fora as campanhas de conscientização que sempre fazem, chegando ao ponto de oferecer até uma fruta no McLanche Feliz (fui irônico aqui, caso não percebam).
Eu sei que a princípio a ideia parece genial, mas de genial foi só a intenção do BK em criar um buzz provocando seu concorrente, que não aceitou entrar na briga por audiência como qualquer programa dominical. E o McD foi ainda mais longe, praticamente dando uma lição de moral no concorrente ao dizer “uma ligação resolveria”. É o bom e velho “combinado não sai caro”, o BK quis aparecer e fazer caridade com o chapéu do McD que respondeu de forma adulta e brilhante, no meu ponto de vista.
Do lado do McD, aqui no Brasil, vejo uma ótima iniciativa com o McDia Feliz, esse ano ainda com a venda do famoso molho especial do Big Mac, em potinho.
Enfim, o BK investiu uma grana na campanha viral para provocar o concorrente, grana essa que podia ter usado pra fazer uma campanha legal, como o McD e seu McDia Feliz, pelo menos.
Vamos acompanhar.
Patricia
Concordo Caio, pensei exatamente da mesma forma. Ficou óbvio pra mim que o BK quis “causar”…de paz essa intenção não teve nada!
Sérgio bressa
Bom dia em todas as realizaçoes feitas em pró ao cliente são muito bem vinda, temos que a cada dia mostrar que somos unidos a paz seja ela mostrada te qual forma for, Parabéns as duas empresas.
Marcelo
A ideia acredito não foi de provocar, foi mais uma daquela que a inspiração vem dos seus sonhos.
Como uma grande corporação que é o MC, não vira aceitar essa proposta de cara, analisa bem.
Se fosse o contrário o BK também não aceitaria.
Imagina o que iria acontecer com a bolsa de valores? E os boatos de que um quer comprar o outro, tenta analisar a reviravolta que ia acontecer, só por ai você tem ideia do que essa ação representa.
De imediato assim não rola, mas o MC analisando as consequência e vendo que não vai rolar dano pra imagem dele, quem sabe…