A TV já nao é mais a mesma – Nielsen cede e vai medir audiencia tambem na web

Nelson de Sá na Folha – “3 semanas depois da estreia da série ‘House of Cards’ no Netflix, ponto de mudança para a indústria da televisao nos EUA e no mundo, a Nielsen cedeu à pressao dos canais americanos e concordou em medir a audiência da programaçao regular também através da internet, durante encontro na última 5a feira”.

“De início, acrescentará mediçao da audiência via consoles de games, como PlayStation, posteriormente abrangendo também tablets, como iPad. Na nova temporada americana, a partir de setembro, todos os 23 mil domicílios acompanhados pela Nielsen nos EUA já devem estar com hardware e software adaptados, tal como informa o Hollywood Reporter“.

“Mas o Netflix, que tanto ameaça nao só os canais americanos, inclusive as grandes redes, mas também as operadoras de cabo, nao aceita ter sua audiência medida pela Nielsen, o que torna toda a operaçao um paliativo. Além do Netflix, também a Amazon, com serviço semelhante de vídeo on demand, prefere manter a audiência sob sigilo”.

“Ato contínuo, também o Ibope decidiu medir a audiência via internet, no Brasil (outra nota hoje) Se nos EUA a Nielsen se moveu depois da pressao de ABC e demais, por aqui nao se fala em reunião com Globo e outras, mas o efeito da mudança seria o mesmo – ampliar os números da audiência com outras plataformas”.

publicidade

publicidade