Tweet |
Adivinha? Seus posts políticos no Facebook nao estao mudando a opiniao de ngm
A pesquisa foi feita nos EUA, mas o debate é válido também para o Brasil, onde as redes sociais viraram palco de batalhas sangrentas quando o assunto é política. A Rantic entrevistou mais de 10,000 norte-americanos e descobriu que 94% dos republicanos, 92% dos democratas e 85% dos chamados ‘independentes’ disseram que nunca mudaram sua opiniao sobre algum tema por causa de um post no Facebook. A maioria dos entrevistados também acha que as mídias sociais nao sao o lugar adequado para expressar suas crenças políticas – apesar de 39% dos republicanos, 34% dos democratas e 26% dos independentes já terem postado conteúdo político no Facebook. Na verdade, parece que o único efeito dos posts políticos é prejudicar as amizades – tanto republicanos quanto democratas afirmam julgar seus amigos com base em seus posts sobre política e 12% dos republicanos, 18% dos democratas e 9% dos independentes admitiram que já desfizeram amizades no Facebook por causa desse tipo de post. Quanto ao título dessa nota, você pode argumentar que sua intençao compartilhando posts políticos nunca foi mudar a opiniao de ninguém. E de fato, o objetivo – mesmo que inconsciente – parece ser outro. Outro estudo, esse da Universidade de Harvard, revela que quando compartilhamos nossas opinioes e sentimentos nas redes sociais, o sistema de ‘recompensa’ do nosso cérebro é ativado – expressar valores que sao importantes para o indivíduo libera os ‘hormônios da felicidade’ e funciona como auto-afirmaçao. Ou seja – tudo indica que política e Facebook, afinal de contas, nao vao se separar tao cedo. ;-) Com Wired, via Quartz.
Dário
Ninguém lembrou disso quando as esquerdas dominavam a conversa nas redes sociais. Agora que a maioria é contra o PT e seus assemelhados, não serve pra nada, né Blue Bus. Vocês deveriam mudar o nome para Red Bus de uma vez.
Débora Schach
Apenas lamento sua visão totalmente equivocada, Dário. O post fala de uma pesquisa feita nos EUA, às vésperas das eleições presidenciais norte-americanas. Impossível não fazer uma analogia com o Brasil, já que tanto lá como aqui as redes sociais são um dos principais meios que as pessoas utilizam para expressar suas opiniões. Não tem absolutamente nada a ver com ‘esquerda’ versus ‘direita’ – até porque, representantes de ambas as ideologias continuam tendo livre acesso e total liberdade de expressão nas redes sociais, e, mais importante, no que diz respeito ao tema do post, a pesquisa mostra comportamentos similares entre republicanos e democratas. Obrigada por comentar.