Agência devolve Leao recebido pelo app que nao funciona, fala em “ataques injustos”

Lembra da polêmica envolvendo o app ‘I Sea’ – que deveria ajudar refugiados mas na verdade nao funcionava, e ainda assim ganhou Leao em Cannes? Fim da história – a Grey for Good de Cingapura devolveu o Leao que tinha recebido pelo trabalho, um Bronze na categoria Promo & Activation do Cannes Lions – “mas nao sem culpar todo mundo que percebeu que o app era falso pelo seu fracasso”, diz o Adland, sem papas na língua. “Durante Cannes nós dissemos que o app era real e que sua criadora, a Grey for Good da Cingapura, é uma unidade filantrópica altamente respeitável que já ajudou inúmeras organizaçoes sem fins lucrativos. Além do mais, a Grey é uma das agências criativas mais premiadas do mundo com os mais elevados padroes éticos. Nós ganhamos mais de 90 Leoes apenas este ano, entao nao há necessidade de projetos fantasma. Apesar disso, considerando os ataques injustificáveis, injustos e implacáveis por blogueiros anônimos, nós estamos colocando um fim nisso e devolvendo o Leao de Bronze de tal forma que nao haja a menor sugestao de impropriedade ou dúvida sobre nossa integridade. O provérbio ‘nenhuma boa açao fica impune’ se aplica neste caso”, declarou a agência, em tom amargo.

Em relaçao ao trecho que menciona “blogueiros anônimos”, Åsk Wäppling, do Adland, se defende dizendo que tem nome – “The Register também nao é um ‘blogueiro anônimo’, e você pode checar o nome da maioria dos autores no Mumbrella, Brandchannel e Adweek” –, citando alguns dos sites que publicaram a história. Pra completar, lembra ainda o depoimento de Ali Bullock no LinkedIn, que chamou o episódio de “possivelmente o momento mais triste que nossa indústria já enfrentou. Permita-me reiterar, esse prêmio foi ganho às custas da falsificaçao de uma soluçao para a crise dos refugiados”.

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