Agência Lupa mostra o q é verdade e o q é mentira na campanha publicitária do governo Temer

A Lupa, agência de fact-checking que durante as eleiçoes checou as falas dos candidatos a prefeito do Rio e de Sao Paulo, agora decidiu checar o diagnóstico do Brasil divulgado pela campanha publicitária do novo governo federal. No último dia 05, anúncios veiculados em vários jornais brasileiros diziam que o governo Temer “encontrou uma situaçao muito grave nas contas públicas”, e listavam uma série de pontos que precisariam ser revistos para “tirar o Brasil do vermelho”. Entre esses pontos negativos atribuídos à gestao anterior, os anúncios citavam gastos acima da inflaçao no Ministério da Educaçao, estagnaçao da nota dos estudantes no exame do Índice de Desenvolvimento da Educaçao Básica, prejuízos bilionários na Petrobras e na Eletrobras e a nao conclusao da obra de transposiçao do rio Sao Francisco. As 8 frases passíveis de checagem foram analisadas pela Lupa e o resultado dessa avaliaçao você confere nesse link. Alerta de spoiler – das 8 alegaçoes, 1 foi considerada exagerada, 1 falsa, 2 entraram na categoria ‘de olho’, 3 foram consideradas verdadeiras e 1 ganhou a etiqueta de ‘verdadeiro, mas’. Confira aqui.

publicidade

publicidade