Tweet |
Ambev contesta post do Juca Kfouri, mandou nota ao Blue Bus / Assunto está no Conar
A proposito do post do Juca Kfouri que replicamos ontem Mentira da propaganda? Nao tem nenhuma plantaçao de cevada na Granja Comary recebemos
“A Ambev repudia com veemência as falsas acusaçoes a respeito do nosso plantio na Granja Comary, com Brahma Seleçao Especial. A companhia plantou cevada na Granja Comary, como diversos documentos e fotos comprovam, e a colheita aconteceu no começo do ano de 2014. O cereal foi beneficiado, transformado em malte e utilizado na produçao da cerveja. Se hoje nao há cevada na Granja Comary, é justamente porque o cereal foi usado no produto que já está sendo comercializado no mercado”.
De todo modo, se as fotos – uma acima – mostram uma plantaçao de cevada na Granja Comary – há duvidas se é esta a cevada utilizada na ediçao especial da Brahma – Veja abaixo o que é contado por Paula Pacheco e Bruno Winckler no iG ontem, as 16:12
Um consumidor se sentiu enganado pela propaganda da edição especial da cerveja Brahma e entrou com uma queixa no Conselho Nacional de Autoregulamentaçao, o Conar.
A publicidade da Ambev, dona da marca Brahma, diz que a ediçao especial da cerveja tem cevada plantada na Granja Comary, centro de treinamento da Seleçao Brasileira de Futebol (patrocinada pela empresa), em Teresópolis (RJ). Para o consumidor, a cevada nao veio da propriedade.
A queixa do consumidor chegou ao Conar em 9 de abril e deve entrar na pauta de julgamentos agora no dia 5 de junho. Em casos como este, o Conar tem 40 dias para julgar o processo (a partir do dia em que a queixa chegou ao órgao regulador).
Há algumas possibilidades no julgamento. O Conselho pode julgar a reclamaçao improcedente, pedir a alteraçao da publicidade ou determinar a sua suspensao.
ramiro
Olá Júlio
Parabéns!
Devemos criticar conteúdos publicitários e se forem verdadeiros a prova deve ser feita pelo anunciante.
Agora começamos a construir um país onde a obra é mais importante que a propaganda da obra.
Abraços
PS1 – Por sinal a demonstração (baseada em fatos) que a propaganda “pode” ser enganosa:
(a) Verificar quantos Milhões de litros foram vendidos com a “cevada” produzida na granja;
(b) Calcular o % que existe em cada cerveja;
(c) O resultado comparar com o volume possível de ser obtido na área “cultivada”;
d) Ser for diferente em razão superior a 30% (grande margem de erro favorável ao anunciante)
considerar que não houve uso do ingrediente.
(se alguém precisar de um laudo técnico posso ajudar)
@ramirogoncalez