Apartamento ‘twitter’, de 20 metros, finalmente liberado em Sao Francisco

O fluxo de engenheiros e designers indo trabalhar nos grupos de tecnologia tem pressionado a oferta de moradia em Sao Francisco e subido os preços dos alugueis a recordes – diz o Financial Times Em resposta, as autoridades locais votaram agora no fim de novembro, a alteraçao do código de obras da cidade, permitindo reduzir o tamanho mínimo das habitaçoes, de 46 para 20 mt quadrados.

Para apartamentos que ficam a uma ou a duas quadras das paradas em que ônibus de empresas como Google, Apple ou Facebook pegam seus funcionários, o preço do aluguel do imóvel costuma ser 15% a 20% mais alto do que a média.

Os ‘microapartamentos’ seriam uma alternativa acessível de habitaçao, com aluguéis mensais entre USD 1.200 e USD 1.500 – “O projeto, porém, nao é consenso na cidade da Califórnia”, relata o FT. A preocupaçao é que, em vez de criar uma alternativa para estudantes e pessoas que estao entrando no mercado de trabalho, funcionários bem pagos de empresas de tecnologia que moram em cidade próximas venham a oferecer mais por esses apartamentos, fazendo-os de 2a casa e inflacionando os preços.

Nos EUA, a moda chegou agora. Na Ásia e na Europa, aptos com menos de 19 metros sao comuns. Em outras cidades, cono Seattle, Boston, Chicago e até mesmo em Nova Iorque ja existem projetos no mesmo sentido

publicidade

publicidade