Apertem os cintos – Aquecimento global vai intensificar turbulência em voos

De Giuliana Miranda e Sabine Righetti na Folha de hoje para assinantes®

O aquecimento global deve dobrar a ocorrência de turbulência de céu claro nas viagens aéreas. Além de mais frequentes, esses sacolejos causados por variaçao de velocidade de correntes de ar – menos comuns do que a turbulência ligada a tempestades – devem ficar mais intensos até a metade deste século.

1 trabalho, publicado na revista ‘Nature Climate Change’, usou 1 supercomputador para simular a ocorrência de eventos atmosféricos em diferentes cenários climáticos e, assim, estimar o impacto das temperaturas elevadas sobre as turbulências.

O grupo identificou que o incremento na frequência pode ficar entre 40% e 170%. Mas o cenário mais provável é que a quantidade de tremores aéreos dobre até a metade deste século – quando, de acordo com projeçoes, a temperatura terá se elevado em até 2º C e a concentraçao de CO2 na atmosfera será duas vezes maior do que a do período pré-industrial.

“As variaçoes de temperatura causadas pelo CO2 estao aumentando a velocidade das correntes de ar atmosférico”, explica o climatologista Paul Williams, principal autor do trabalho – “As mudanças climáticas estao acelerando as correntes de ar e levando a mais instabilidade nos voos” – disse.

O trabalho se concentrou na regiao do Atlântico Norte, mas seus resultados podem valer para outras partes do globo, apesar de haver ainda muitas incertezas.

Materia completa para assinantes da Folha

publicidade

publicidade