Tweet |
Apps pagos em declínio – gratuitos somam 90% no iOS, $ está em in-app e ads
O mundo do grátis continua em alta também entre os aplicativos para dispositivos móveis – uma pesquisa da Flurry revela que entre os 350 mil apps da sua amostra, de 80 a 84% deles eram grátis entre 2010 e 2012, mas neste ano a margem subiu para 90%.
O aumento dos apps gratuitos nao significa, contudo, que nao seja possível lucrar – o TechCrunch lembra que grande parte dos aplicativos hoje em dia aposta nas chamadas vendas in-app, que comercializam algum item especial ou funcionalidade diferenciada dentro do aplicativo gratuito. Outra alternativa tem sido o subsídio por anúncios, ou até mesmo a existência de planos premium ou aplicativos com funcionalidades mais avançadas – o custo do upgrade fica entre USD 0,99 e 1,99.
Outro senso comum comprovado pelo estudo é que os apps para Android costumam ter preços mais baixos do que os para iOS – a média de custo de um app para Android é de USD 0,06, contra USD 0,19 para iPhone e USD 0,50 para iPad. Os detalhes da pesquisa podem ser conferidos no relatório da Flurry.
Julio Winck
De merrequinha em merrequinha vai que algum dev fatura um troquinho. Sonhar é de graça.
luciano
Mas perceba que o nro de apps mais caros também cresceu bem… boa parte do crescimento dos “free” veio dos mais em conta (0,99c)…
o mercado vai se polarizar: ou é bom e tem justificativa para custar 5 doletas, ou é free para tentar fisgar o comprador no upgrade…
E claro, tem ainda a turma do banner…