Apps | Vc quer se tornar 1 milionario criando 1? – entao leia isso ;)

50.000.000.000 (cinquenta bilhoes), esse é o total de downloads que a Apple Store atingiu na última semana, o número impressiona, mesmo sem ter a mínima noçao do que isso significa. Para tornar esses dados mais palpáveis, resolvi fazer uma simples comparaçao, mas que pelo menos dá uma noçao maior do significado.

Se você imaginar que a populaçao da Terra hoje está em algo por volta de 7 bilhoes de pessoas, seria como se cada pessoa da face da Terra tivesse realizado 7 downloads, isso incluindo seu priminho de 4 meses e sua avó de 85 anos :)

Agora imagine que só na Apple Store, estao disponíveis para donwload cerca de 700 mil aplicativos, entre os quais 1 percentual muito pequeno faz um considerável sucesso nos iPhones do mundo todo – é quase como a corrida pela vida em que mais de 200 milhoes de espermatozoides saem em busca do óvulo e apenas algumas centenas alcançam o objetivo.

Você deve estar imaginando agora o porquê dessa história toda, pois é, parece que o sonho de muitos hoje em dia é criar 1 aplicativo e faturar milhoes, mas isso é um ledo engano. Criar um aplicativo envolve muito mais do que apenas 1 sonho pois nesse jogo, entre outros, entra um fator muito importante – a sorte.

Nao é à toa que hoje em dia o assunto da moda nesse mercado é o SEO para aplicativos, isso mesmo, aquela mesma técnica que ajuda a posicionar o seu site em 1 lugar mais alto no ranking das buscas está cada vez mais sendo utilizada por desenvolvedores de aplicativos.

Basta você realizar uma busca rápida por aplicativos de Taxi, por exemplo, que hoje existem aos montes… qual deles escolher? Geralmente nosso instinto leva a crer que os primeiros da lista sao os melhores pois confiamos nos resultados que nos sao apresentados, e por conta disso, ser o primeiro pode ser mais uma estratégia para o sucesso.

Steve Pereira, sócio fundador da Sociall, empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos mobile, fala um pouco sobre assunto – “Começamos a pensar ASO (App Store Optimization) já na concepçao da ideia. Ninguém quer fazer um aplicativo ou qualquer outra coisa sem obter bons resultados. Essa disciplina inclui desde pensar integrado com mídias sociais para fazer com que o aplicativo seja mais compartilhado e consequentemente baixado, até a descrição do seu app na prateleira. Pensar em uma boa usabilidade também é importante já que reviews possuem grande peso no critério de ranqueamento” – diz.

No final, como vc vê, o sonho de criar um aplicativo e se tornar milionário é muito mais complexo do que parece… mas nao e impossível ;)

publicidade

publicidade