As marcas no mundo do trabalho – profissionais, profissoes, empresas | Tania Savaget

Estou estudando Sociologia do Trabalho com uma professora especializada no mercado portuário, que mantém uma relaçao viva e atualizada com os trabalhadores do Porto de Santos. Hoje, apesar de alguns avanços tecnológicos, que tiraram, literalmente, das costas destes estivadores um pouco do peso que eles carregavam, o dia-a-dia ainda é duro. O que mais me chamou a atençao é que, ainda hoje, muitos deles se sentem como desenvolvedores do país e sabem que, se pararem, o Brasil também pára. E que este significado – reconhecimento, importância, força – ajuda a construir uma identidade de classe.

Fiquei pensando em outras profissoes que ainda hoje mantém esta capacidade de construir identificaçao. Médicos, advogados, publicitários, engenheiros sao algumas delas. Esta última vem sendo resignificada. Se antes, por falta de opçao, muitos engenheiros foram ocupar cargos executivos nas empresas – as áreas financeiras estao repletas deles – hoje existe uma procura grande por engenheiros que queiram engenheirar mesmo! Dados do MEC mostram que pela primeira vez na história do Brasil o número de calouros em engenharia superou o de advogados! Em 2011, entraram nas faculdades 227 mil calouros de engenharia.

Passado o vestibular e a faculdade, o mundo das empresas vai deixando nossas escolhas para trás e criando cargos – auxiliares, analistas, executivos, coordenadores, gerentes, diretores. A onda de empreendedorismo cria outras identidades – co-founder, owner, só pra citar alguns. Neste cenário, como as marcas ajudam a construir significados e identidades no mundo do trabalho? Estou reunindo dados e começando a pesquisar o assunto. Dizer que estudou numa Top 5, como Harvard, Stanford, Berkeley aumenta o valor de um profissional, mas traz quais atributos? E ser Google, Natura, Itaú, IBM, Ambev? Parece que ajuda a construir marcas, carreiras, histórias profissionais e personalidades. E é um tema interessante para um mundo de menos emprego e mais trabalho em rede ;)

publicidade

publicidade