As ruas sao a arquibancada mas a internet é o ambiente politico da nv geraçao

Carlos Castilho em novo texto no Observatorio. Pra ler antes do futebol (acho que dá tempo, é curtinho)

O simbolismo político é outro. A presença nas ruas é mais forte do que os slogans ou lideranças. Aqui, como em vários outros lugares do mundo onde ocorreram protestos recentes, os jovens manifestantes ignoram as hierarquias e o monolitismo. A heterarquia (ausência de comando) é seu ambiente natural inconsciente. A simbologia da presença é mais forte do que o discurso.

As passagens de ônibus sao um pretexto antigo e recorrente. Se existe alguma coisa que poderia simbolizar o estado de espírito dos manifestantes seria a expressão “estou de saco cheio”. Custo de vida, corrupçao, violência e ineficiência funcionaram como ingredientes de um caldo muito mais significativo.

Quem acompanhou a cacofonia virtual nas redes já sabia há muito tempo que a garotada nao está nem aí para a imprensa. Eles simplesmente a ignoram e preferem conviver com a imaterialidade, incerteza e fluidez da informaçao virtual. Os jornais, políticos e governantes nao têm credibilidade para a geraçao digital. Há razões de sobra para isso e nao adianta criticar a internet, com suas virtudes e defeitos, porque ela é o ambiente político da nova geraçao.

Leia integra sob o titulo ‘A rua é a maior arquibancada do Brasil’

publicidade

publicidade