AT&T pede desculpas por tuite sobre 11/9 – qual é a liçao que fica para as marcas?

Todo ano é a mesma coisa. 11 de setembro chega e várias marcas fazem questao de se pronunciar a respeito. Acontece que, mesmo 12 anos depois do ocorrido, muitas se dao conta que nem todo cuidado do mundo é suficiente quando se fala de uma tragédia nacional. Algumas empresas sao mesmo sem noçao, como o campo de golfe que resolveu ‘comemorar’ a data com uma promoçao. Outras tentam ao máximo ser respeitosas, mas nem nessas horas conseguem deixar de fazer propaganda. Esse parece ter sido o caso da AT&T, que divulgou no Twitter o texto ‘Never Forget’ junto da imagem de uma mao segurando um celular na frente do Tribute in Light, instalaçao de onde saem 2 colunas de luz, bem ao lado de onde ficava o World Trade Center. Depois de ser bombardeada com mensagens raivosas, a empresa deletou o tuite e pediu desculpas.

Nao há um consenso sobre o melhor posicionamento das marcas em eventos trágicos como esse, mas alguns conselhos acabam se repetindo. Entre eles – tenha muita cautela, nao use qualquer imagem de seu produto ou serviço e, o mais importante de todos – a nao ser que você tenha algo de relevante a dizer, é melhor ficar calado. Como resumiu um usuário do Twitter respondendo ao pedido de desculpas da AT&T – “O jeito de homenagear é ficar em silêncio. Boa sorte no ano que vem”. Com AdFreak, BuzzFeed, Creativity e Consumerist.

att-pedido-desculpas-11-setembro

publicidade

publicidade