Tweet |
Banksy vende obras de arte por USD 60 em NY, ninguém sabia que eram originais
Em vídeo postado essa noite no YouTube, Banksy – um dos artistas de rua mais famosos do mundo – revelou que suas obras de arte estavam à venda durante todo o dia em uma banquinha de rua em Nova Iorque, próxima do Central Park. O que torna a história interessante é que ninguém sabia que as obras eram de fato originais. As peças – algumas das quais têm valor estimado em mais de USD 30 mil – estavam todas sendo vendidas por USD 60. Quatro horas se passaram até que a 1ª venda fosse feita, nao antes da cliente pechinchar um desconto de 50%. O dia acabou e o senhor que tomava conta da banca arrecadou USD 420 por 8 obras que, se devidamente identificadas, nao teriam saído por menos de USD 220,000 (!), segundo a BBC. A açao faz parte da exibiçao ‘Better Out Than In: An Artist Residency’, em que Banksy revela um novo trabalho por dia ao longo de 1 mês em Nova Iorque. Leia mais no Daily Dot.
Tirinhas da Vida
Com certeza Bansky quis fazer caridade com algumas pessoas :)
Tooleo
Fazer caridade não tem nada a ver com o trabalho do Banksy. Obviamente o objetivo aqui é denunciar o quão ridículo é o mercado da arte, em que se as pessoas soubessem que estariam comprando um “Banksy Original” pagariam até 220.000 dólares. Curto demais esse cara.
Tirinhas da Vida
Claro que entendi a proposta do Bansky, Tooleo. Só que os sortudos que compraram as obras por 60 contos foram agraciados por uma espécie de “caridade” ah isso foi. Imagina a margem de lucro, compro uma obra por 60 e a revendo por dezenas de milhares de outros contos :)
Walter
#total
Thayroni
O trabalho de Bansky não tem nada de original…..ele fez o nome encima de outro cara…
Preta
Thayroni, quem é esse “cara” ao qual você se refere (por detrás de Banksy)?
Mateus Sennynha
Talvez ele quis mostrar o quanto o mercado da arte é ridículo. Mas por outro lado, pode ter agraciado quem realmente captou a essência e realmente gostou dos quadros. Eu, particularmente, achei bem caro. Não compraria (até saber que é um legitimo Banksy hehe).
Wandercleydson
Toda manifestação artística depende única e inteiramente de marketing (divulgação), caso contrario e isto que vimos, uma total indiferença do público alvo. A arte é negócio, e nada mais. Independente da importância deste artista, vemos que o valor intrínseco da obra esta atrelado a demanda e ao potencial de retorno do investimento após a uma estratégia de marketing, e não a importância ou ao custo de sua produção. O mercado se impõem ao preço pretendido. O artista queria de fato saber quanto sua criação iria motivar a compra pela sua beleza ou destaque.