Batalha das redes de TV, versao digital | é bom começar a se preparar | Marcelo Coutinho

O lançamento do Amazon Fire, a resposta da empresa para a Apple TV, vai esquentar a guerra das plataformas (as outras duas sendo Google e Facebook) pelo domínio do entretenimento digital nesta década  – um mercado que a Ericsson estima em mais de USD 750 bilhoes, conforme o estudo Media Vision 2020 divulgado ontem. Mais importante que a ampla liberdade de escolha que estas novas formas de televisao oferecem, é o uso que as gigantes do mundo digital irao fazer do enorme volume de dados que serao capazes de coletar.

Essa batalha pela tela que provavelmente vai controlar o acesso digital ao domicílio (inclusive para monitoramento e controle do consumo de água, luz, etc) irá redefinir o papel das empresas que compram e vendem atençao (agências, veículos e anunciantes). A capacidade de coletar e analisar comportamentos em tempo quase-real, combinada com a automaçao das plataformas de venda de anúncios vai afetar a única área da publicidade em que ainda existem economias de escala, com resultados dramáticos para as empresas e os empregos no setor.

Isso tudo pode parecer um pouco distante da realidade brasileira, mas nao se iluda: como destacam Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee (MIT) no excelente The Second Machine Age:work, progress and prosperity in times of brilliant technologies (USD 12,99 no Kindle ), as transformaçoes tecnológicas tem um efeito cumulativo que acaba por explodir subitamente, varrendo barreiras jurídicas ou de mercado. Se você vai se aposentar nos próximos 5 anos, nao se preocupe. Mas se pretende iniciar a próxima década ainda na ativa, é bom começar a se preparar ;)

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