Blogs | Ou se auto-regulam ou vao ter q conviver com leis do consumidor #smwsp

A minha última palestra do dia no smwsp ajudou a entender porque polêmicas como a da Sephora e as blogueiras e o Conar acontecem – falta profissionalizaçao no uso dos blogs como mídia. O título do painel era ‘Dr a Trois – discutindo a relaçao entre agências, agentes e blogueiros’ e como o nome sugere, contava com representantes dos 3 lados para discutir a questao.

Todas as pessoas que pretendem viver dos seus blogs precisam encontrar uma maneira de monetizá-los. Os maduros, com grandes audiências, contam com agentes e mídia kit, preços de referência e diferentes formatos disponíveis, como banners, patrocínios de sessao e os posts patrocinados. O fato é que, como tudo o que é novo, ainda falta regulamentaçao e com isso, fica a critério de cada um definir como agir quando se trata de deixar claro se estao ou nao publicando conteúdo pago. O Maurício Cid, do Nao Salvo, tem como prática separar o conteúdo editorial dos post pagos. O seu critério é pessoal – ele julga o conteúdo das marcas e só publica o que acha relevante para os seus leitores. A maioria dos participantes do painel discordou deste ponto de vista e achou que é obrigaçao separar publicidade do editorial. No fim, ficou claro que em breve os blogueiros nao terao esta opçao – ou eles se auto-regulam, como a propaganda fez com o Conar, ou vao ter que conviver com leis que defendam os consumidores.

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