A bola entrou ou nao entrou? Gols ou nao com a ajuda da tecnologia

Foi por causa de casos como o do jogo entre a Alemanha e a Inglaterra, no Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, que a FIFA decidiu apostar na tecnologia para o Mundial do Brasil. Há 4 anos, nas quartas-de-final do torneio, Frank Lampard marcou um gol que significaria o 2-2, com a bola passando de forma evidente a linha de baliza, mas o árbitro nao validou o lance. Os britânicos acabariam eliminados e a discussao em torno da necessidade de auxílio tecnológico à arbtiragem estava relançada.

A FIFA anunciou, em outubro do ano passado, ter escolhido a tecnologia GoalControl e dotou os 12 estádios que vao acolher o Mundia br de um mecanismo capaz de tirar as dúvidas nos casos mais sensíveis.

Esta inovaçao tecnológica foi desenvolvida por uma empresa alema, a GoalControl Gmbh – que criou um sistema de controle composto por 14 câmaras de alta velocidade e alta definiçao, localizadas por todo o campo, capturando perto de 500 imagens por segundo. 7 delas estao focadas em cada baliza.

Assim que a bola ultrapassa a linha do gol, um sinal criptografado é enviado para o relógio inteligente do juiz e um aviso é mostrado. Segundo o site da empresa, o GoalControl-4D usa câmeras de alta velocidade e foi especialmente projetado para funcionar com qualquer bola, qualquer baliza e qualquer gramado – Veja o video

publicidade

publicidade