Tweet |
‘Brasil 2014’ nao pode? Veja tudo que a Fifa proibe aos nao patrocinadores da Copa
Em 2012, Renato Melo trabalhava em uma empresa que fez uma açao de marketing inspirada nas Olimpíadas – depois que a açao foi publicada na web em forma de case, a empresa foi notificada judicialmente por uso indevido da marca dos jogos olímpicos. Lembrando disso, e vendo a Copa do Mundo bater à porta, Renato decidiu fazer um infográfico mostrando o que os nao patrocinadores oficiais do evento nao podem utilizar em seus materiais de comunicaçao – incluindo palavras, slogans e logos. Você sabia, por exemplo, que ‘Brasil 2014’ e o nome das cidades-sede seguido de ‘2014’, como ‘Sao Paulo 2014’, estao entre os termos proibidos? <o> Pode isso, Arnaldo?
César Santos
Mal sabem eles como levamos as leis muito a sério por aqui.
Henrique Pinheiro
Surgiu uma dúvida aqui… Acho que tem um erro no infográfico. Tabela pode, desde que se use bandeirinhas? Eu tinha entendido que só era liberado para uso editorial. Está na página 12 das Diretrizes Públicas Marcas Oficiais da Fifa deste mês (e já era assim antes). http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/marketing/01/37/85/97/2014_fifapublicguidelines_por_13032014_portuguese.pdf
Lucas Contaifer
Henrique, o infográfico fala sobre uso comercial de não patrocinadores. As regras para uso editorial são diferentes.
Abs