Brasil vs Argentina, a promoçao disfarçada do ódio – em comerciais e na midia

Anos atrás uma agência de publicidade br distribuiu Maradonas – argentinos camisa 10 – com alfinetes sugerindo vudu. Aqui joguei fora os alfinetes e virou 1 brinquedo querido das minhas filhas brasileiras. Depois de algumas Copas, ele está aqui de novo, ileso. E eu recomendo a leitura do texto do Coletivo Intervozes na Carta Capital – para reflexao ;)

Todos eles foram levados para dentro de uma pequena casa à beira-mar, trancafiados e eliminados. Mais um filme sobre o genocídio nazista? Nao. Trata-se de uma “humorada” publicidade de cerveja sobre a “rivalidade” entre brasileiros e argentinos, que vem sendo veiculada desde a partida Argentina e Nigéria, no dia 25 de junho. Qual o problema de os nossos veículos de comunicaçao alimentarem a xenofobia? De fazerem graça com a proposta de que os hermanos devem ser lançados ao mar, ou ao espaço por nós?

O portal Diário na Copa, do grupo Diário do Nordeste (CE), no mesmo dia 25, publicou uma matéria com a manchete “Argentinos assaltam torcedores e roubam ingressos antes de partida em Porto Alegre”. O conteúdo da notícia aponta que os suspeitos sao argentinos, pois vestiam camisas da seleçao argentina. E, assim, nossa imprensa acredita possuir elementos suficientes para associar as imagens do crime a de uma nacionalidade específica. Essa é uma equaçao bem conhecida pelas vítimas de campanhas racistas e xenófobas. Qual o problema de chamar de “assaltantes argentinos” pessoas que vestem camisa da argentina e roubam ingressos? – continue lendo na Carta Capital

publicidade

publicidade