O BuzzFeed nao vem ao youPIX mas nós fizemos uma entrevista exclusiva com eles

Já faz tempo que o BuzzFeed nao é mais apenas 1 site de listas e de fotos de gatinhos – e se tornou também uma importante fonte de conteúdo e de eficiente curadoria, feita com viés original e pensando no fator social.

Na verdade, nós queríamos muito que 1 representante do BuzzFeed participasse conosco do bate-papo medidado pelo Blue Bus no youPIX nesta 6a feira, mas a distância geografica foi um fator preponderante nesse caso ;) No entanto, Asheley McCollum, responsável pela comunicaçao com a imprensa, nos colocou em contato com o atual diretor editorial do BuzzFeed, Jack Shepherd, que nos contou 1 pouco mais sobre como funciona a produçao dos textos para o site e no que a contrataçao de profissionais com vasta experiência em jornalismo tem ajudado a tornar o site ainda mais importante na tarefa da curadoria de notícias.

Blue Bus: Os leitores hoje em dia tem procurado por conteúdos originais, ao invés de ler ou assistir ao mesmo noticiário repetido em todos os jornais ou na TV. O BuzzFeed sabe como fazer isso, combinando diversao e informaçao nos seus artigos. Qual a importancia para vcs na redaçao dessa ‘missao de ser divertido’?

Jack Shepherd: Muito do que a gente faz tem um elemento de diversao e brincadeira envolvido, e a razao disso (além do fato de que isso nos faz felizes) é que emoçoes como alegria, surpresa, inspiraçao e esperança na humanidade estao entre as mais universalmente compreensíveis e compartilháveis. Um estudo de 2010 do New York Times de uma lista dos itens mais enviados por email descobriu que quase tudo naquela lista evocava alguma dessas emoçoes, e a nossa experiência comprova isso:  quando escrevemos sobre algo de um jeito alegre ou com humor, o resultado é que é bem mais provável que o conteúdo seja compartilhado – do que se tratássemos o assunto com aspereza ou desprezo.

Blue Bus: Além de dar destaque à originalidade – o lado social, que promove o compartilhamento e a viralizaçao do conteúdo, é considerado 1 fator importante na produçao das notícias e conteúdos para plataformas digitais. O time do BuzzFeed mantém o quesito do ‘potencial de viralizaçao’ em mente quando edita e publica conteúdo?

Jack Shepherd: Descobrimos que é uma boa prática nos colocarmos no lugar de um potencial compartilhador do nosso conteúdo desde o momento em que começamos a produzir o conteúdo. Será que esse post vai causar reaçoes emotivas? Será que vai dizer algo sobre a identidade do leitor? O título vai funcionar bem também em 1 tuíte? Essas sao algumas das questoes que nos perguntamos assim que sentamos para escrever alguma coisa.

Blue Bus: Um dos conteúdos mais interessantes do BuzzFeed, na minha opiniao, sao as compilaçoes de temas populares, colocados em ordem cronológica, como a cobertura da WWDC ou da E3, feitas com GIFs animados. Sei que vocês fazem isso há algum tempo, mas notei que esse tipo de conteúdo, como o que foi feito para os protestos no Egito, na Turquia, e também outros tipos de notícia do último minuto, estao cada vez mais populares. Como tem sido para vcs passar de um site com coisas engraçadinhas e listas, com memes por todos os lados – para se tornar também uma fonte confiável de notícias? Vocês acham que isso já está consolidado ou é um processo em andamento? Como vocês trabalham essa mudança de posicionamento?

Jack Shepherd: Antes de contratarmos 1 time de excelentes repórteres em 2012, nos já tinhamos nos credenciado a escrever sobre notícias de um jeito que as pessoas quisessem compartilhar o conteúdo no Facebook. Em 2012, além da chegada de Ben Smith (do Politico), nós usamos alguns desses princípios que havíamos aprendido e compartilhamos com a nova equipe, que também poderiam conseguir furos e reportagens. A grande diferença, de certo modo, é que o time de Ben escreve voltado para o Twitter, onde acontece o breaking news, onde boas manchetes ou um grande furo de reportagem podem fazer uma grande diferença na forma como a mensagem se espalha. Em contrapartida, parte do nosso time se foca menos nas notícias do último minuto e mais nas histórias divertidas, compartilháveis, e que ainda tem o Facebook como principal objetivo. A combinaçao desses dois times diferentes, mas com objetivos semelhantes, tem sido bem poderosa.

Blue Bus: Como funciona a rotina nos escritórios do BuzzFeed? Sei que parte dos conteúdos vêm de parceiros, mas como funciona o processo de criaçao de conteúdo dentro do BuzzFeed? Como é o ritmo de trabalho? Quantas pessoas estao envolvidas atualmente na produçao das notícias?

Jack Shepherd: A maior parte dos nossos cerca de 40 escritores trabalha no nosso escritório de Nova Iorque, onde temos foco na colaboratividade e aprendizado com os pares – em especial entre os 2 times que citei acima. A equipe de notícias (tecnologia, política, negócios, esportes) é composta de pequenos grupos que focam nesses assuntos, equanto os times de buzz se concentram em criar conteúdos compartilháveis em diversas áreas, como nostalgia, animais, celebridades e ‘faça você mesmo’.

OK, o Buzz Feed nao poderá particiar pessoalmente da nossa mesa amanha das 20:00 às 21:00 no youPIX –  sobre Autoria, credibilidade, viés original e fator social – os novos requisitos do jornalismo para o leitor atual.

Nao faz mai, recorte e cole esse post na sua tela mobile para dividir ou questionar as infos acima com o Marcelo Coutinho (Diretor de Inteligência de Marketing do Terra, colunista do Blue Bus), Caique Severo (diretor de desenvolvimento editorial do iG), Ana Brambilla (jornalista, professora e editora de mídias sociais da Editora Globo) – que serao mediados por nossa editora executiva Jacqueline Lafloufa :)

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