Campanha desenvolvida com inteligência artificial – o início do fim do trabalho criativo?

Segundo o Adland, a M&C Saatchi, de Londres, criou para a marca de café Bahio a 1ª campanha publicitária do mundo que funciona com inteligência artificial. Em outras palavras – sao anúncios que mudam de acordo com a reaçao do espectador. A tecnologia trabalha usando um algoritmo que testa diferentes execuçoes com base na força de cada elemento do anúncio, como texto, layout, fonte e imagem. Através de uma câmera nos posters, a agência avalia o engajamento em tempo real, verificando se as pessoas ficaram felizes, tristes ou nao mudaram sua expressao ao visualizar as peças. Se os anúncios nao sao bem recebidos, sao trocados. Se geram engajamento, sao reproduzidos. De tempos em tempos, alguns dos anúncios mudam sozinhos, aleatoriamente, para descobrir se a melhoria também pode ser automatizada. Para David Cox, Chief Innovation Officer da M&C Saatchi, “é a 1ª vez que um poster é livre para criar a si mesmo, baseado no que funciona, e nao no que uma pessoa acha que funciona. Nao estamos sugerindo um papel menor para a criaçao, mas sabemos que a tecnologia vai desempenhar um papel maior no que fazemos.” Será que esse é o futuro?

M&C Saatchi, Artificial Intelligence Poster, Oxford Street Londo M&C Saatchi, Artificial Intelligence Poster, Oxford Street Londo

publicidade

publicidade