Campanha sobre rinocerontes faz Ogilvy & Mather devolver 2 Leoes ao Festival de Cannes

A Ogilvy & Mather do Vietnã devolveu o Leao de Prata em Direct e o Leao de Bronze em PR que havia conquistado pela campanha ‘Saving Africa’s last wild rhinos, by poisoning them’, para o Rhino Rescue Project. A causa da campanha é nobre – acabar com a mutilaçao de rinocerontes, cujos chifres sao arrancados porque muita gente acredita que eles têm poderes de curar desde ressaca até câncer. Por causa dessa extraçao violenta, muitos rinocerontes acabam morrendo. A ideia foi envenenar os chifres com uma substância que nao é tóxica para o animal, mas que inutiliza o chifre para consumo humano. Segundo a agência, a campanha deu tao certo que, desde entao, o consumo de chifre de rinoceronte no Vietnã caiu 77%.

Mesmo assim, em se tratando da divulgaçao e inscriçao no Cannes Lions, a agência falhou – assumiu que nem todos os elementos da campanha “foram veiculados no mercado como dizia o vídeo da inscriçao”. Por isso a decisao de devolver os Leoes. A favor da agência está o fato dessa decisao ter sido tomada, aparentemente, de boa vontade, mesmo que nao houvesse qualquer pressao externa ou polêmica a respeito – diferente da Grey e seu ‘I Sea App’, está lembrado? Confira abaixo o comunicado da Ogilvy na íntegra.

Nós concluímos que alguns elementos do material da campanha criado para apoiar os esforços das ONGs para reduzir a demanda vietnamita por chifres de rinocerontes nao foram veiculados no mercado como dizia o vídeo da inscriçao no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. A Ogilvy & Mather pede as mais sinceras desculpas tanto para nosso cliente como para o Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Sentimos profundamente por qualquer constrangimento que esse erro de julgamento tenha causado. Mesmo que nossa agência tenha uma longa história de trabalhos pro bono para várias causas, incluindo a proteçao dos chifres dos rinocerontes, nao toleramos qualquer trabalho feito em oposiçao aos regulamentos e diretrizes do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Nosso cliente nesta campanha em particular, junto com vários outros grupos de conservaçao, estao fazendo trabalhos importantes e contínuos para combater o problema da caça de rinocerontes. Nós acreditamos profundamente nessa causa e a Ogilvy Vietnã se comprometeu a continuar trabalhar de forma pro bono para ajudar toda e qualquer ONG que compartilha dessa crença. Para atingir esse objetivo, a agência vai organizar uma mesa redonda sobre o tema, para a qual serao convidadas ONGs e outras partes interessadas para discutir o problema do consumo de chifre de rinocerontes no Vietnã.

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