#Cannes – o resumo do ano em uma semana, o que a plateia veio buscar aqui

Direto de Cannes

O Festival de Criatividade de Cannes nao é um lugar para grandes surpresas. Quem vem aqui sabe bem o que vai encontrar. Para começo de conversa, vai ver de perto um monte de celebridades, de diversos setores. Este ano, por exemplo, passarao pelos seus palcos atores, como Jack Black, cantores, como Lou Reed, estilistas, como Vivienne Westwood e jornalistas, como Andersen Cooper, da CNN. Podemos ainda incluir neste time a fotógrafa Annie Leibovitz, o arquiteto Rem Koolhaas e o piloto de Fórmula 1 Jenson Button. A maioria dessas pessoas vem falar do seu próprio trabalho e abrilhantar o festival com a sua fama.

Tem ainda as figurinhas carimbadas, como Sir Martin Sorrell, da WPP, Maurice Lévy, da Publicis, Joseph Trípodi, da Coca-Cola (que é o anunciante do ano eleito pelo festival) e a apresentadora Martha Stewart. O pessoal da Contagious e da Sawa (Screen Advertising World Association) também costuma marcar presença quase todos os anos e as apresentaçoes das agências independentes e dos novos diretores já podem ser consideradas uma tradiçao no evento. As mídias sociais têm sido destaque nos últimos anos e figuras proeminentes desse universo sempre aparecem por aqui. Esta ediçao do festival contará com David Karp, fundador do Tumblr e Jeff Weiner, CEO do Linkedin. Facebook, Instagram, YouTube e Twitter também vieram, assim como Jimmy Wales, do Wikipedia. Outra velha estratégia de Cannes é convidar marcas poderosas para contar seus cases de sucesso. Nessa categoria enquadram-se Heineken, Hyunday, Axe, Coca-Cola, Burberry e o Cirque du Soleil, que será representado pelo seu presidente e CEO Daniel Lamarre. Já os temas dos debates vao girar entre o futuro da publicidade, os novos comportamentos dos consumidores, novidades da tecnologia, o poder do storytelling, fontes de inspiraçao para a criatividade e novos mercados, como China e o continente africano.

Mesmo com toda essa previsibilidade, ou talvez por causa dela, Cannes segue sendo um sucesso. Para evitar a superlotaçao do auditório Debussy, o festival deslocou parte dos 60 seminários para o Gran Audi (mais espaçoso) e decidiu promover palestras simultâneas nos horários mais disputados. Além disso, duas salas vao transmitir ao vivo as apresentaçoes para quem nao faz quesrao de ver de perto as tais celebridades.

Haverá ainda 17 workshops, 30 foruns, 10 aulas e 9 TechTalks para distrair os milhares de participantes de todas as partes do mundo. O que atrai tanta gente? A chance de ver resumido em uma semana tudo o que o mundo da comunicaçao de marketing fez e discutiu do festival do ano passado até agora. 

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