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#Cannes – WGSN apresenta 3 tribos e lembra que nem tudo serve para todos
Direto de Cannes
De uma palestra da WGSN nao se espera outra coisa – informaçoes sintetizadas e muito bem ilustradas sobre o comportamento dos consumidores. Hoje, aqui em Cannes, nao foi diferente. Lauren Kaufman, diretora de serviços estratégicos da WGSN, apresentou características de 3 tribos de consumidores: os data believers (crentes em dados), fable seekers (buscadores de fábulas) e os new age artisans (artesaos da nova era). Se você está estranhando os nomes das tribos, saiba que encontrar termos como esses é uma das especialidades das empresas de tendências. ;-)
Vamos às tribos. Os Data Believers, como o próprio nome sugere, sao pessoas extremamente conectadas e ligadas em informaçao. Sao ainda tecnológicas, muito exigentes e orientadas por metas pessoais e profissionais ambiciosas. Para esses consumidores, utilidade é o benefício mais relevante. Dentre os serviços que eles valorizam estao o Square, meio de pagamento virtual da Starbucks e o serviço de entrega no mesmo dia das compras online oferecido pelo E-bay.
A 2a tribo, dos Buscadores de Fábulas, é composta por pessoas mais espiritualizadas, mais propensas a se desconectar da tecnologia e do mundo virtual e que gostam de trafegar por assuntos de culturas diversas. Sao pessoas que valorizam simplicidade e compartilhamento. Sao mais ligadas na emoçao do que na utilidade, ao contrário dos Data Believers. Bons exemplos de marcas apreciadas por esse grupo sao a Selfridges, que lançou sua campanha ‘No noise’ (sem barulho) e a loja nova iorquina Story, que de tempos em tempos adota temas diferentes, mudando a decoraçao e os produtos vendidos.
A 3a tribo, os Artesaos da Nova Era – estes sao os mais tecnológicos de todos, adotam prematuramente as novidades e também apreciam mais os produtos e serviços criados coletivamente. Sao inventivos e empreendedores e ligados em inovaçao e novas soluçoes. Tendem a apreciar mais ideias como a vitrine virtual da Kate Spade ou aplicativos que ajudam a obter informaçoes sobre produtos e a encontrar ofertas dentro das lojas.
O maior mérito dessa apresentaçao foi mostrar que nem tudo hoje em dia agrada a todos. É preciso adequar a estratégia ao público com quem se quer falar. Parece óbvio, mas nem todos lembram disso nas salas de reuniao espalhadas por ai ;)
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