#CannesLions – os Fóruns cresceram – a cobertura esse ano vai ser mais difícil

Todas de Cannes 2014 no Blue Bus patrocinio Santander

Até agora, cobrir o festival de Cannes para o Blue Bus foi tarefa simples. Bastava sentar de manha cedo no auditório onde aconteciam os seminários e assistir um após o outro até o fim do dia. Este ano, porém, vai ser mais complicado. Para começo de conversa, os Fóruns, que antes até ofereciam uma ou outra sessao atraente, em 2014 parecem ter uma programaçao mais interessante do que a dos seminários. A mudança que fez a diferença foi a adoçao de distintas abordagens para o tema da criatividade (Criatividade e Arte, Criatividade em Múltiplas Telas, Criatividade e Big Data etc) – a cada dia uma dessas abordagens permeia todas as apresentaçoes. Para se ter ideia, até a tradicional palestra Wildfire, da Leo Burnett, migrou para os Fóruns.

Mas as dificuldades nao param por aí. Na 4a feira, por exemplo, que é o dia em que se concentram as palestras de celebridades como Ralph Fiennes, Courtney Love e Jared Leto, o festival resolveu promover sessoes simultâneas para aliviar a lotaçao do Gran Audi, auditório que será tomado por fãs e curiosos, ansiosos por ficar a poucos metros de distância de pessoas tao famosas. O problema, ao menos para quem se propoe a cobrir o festival, como é o meu caso, é que as sessoes alternativas prometem conteúdo muito mais interessante. E agora? Onde ir? ;-) Como se tudo isso nao fosse suficiente, Cannes resolveu promover na 5a feira o ‘Brazil Day’, com palestras sobre nosso país, feitas quase todas por brasileiros, e que também acontecerao paralelamente aos seminários. Ou seja, haverá escolhas de Sofia todos os dias.

No entanto, apesar de todas essas novidades, o Festival ainda parece preso a um mesmo padrao, que se repete todos os anos. Estarao nos palcos do Palais as principais redes sociais, como Facebook, Google, Twitter e Pinterest, grandes anunciantes como Coca-Cola, Unilever, P&G e Visa, medalhoes da publicidade global, como Chuck Porter, Joe Pytka, John Hegarty, David Droga e o nosso Marcelo Serpa, e o time de celebridades, que além das já citadas contará com Sarah Jessica Parker e Bono. Aliás, para dizer que Cannes ousou ao menos um pouquinho, vale lembrar que no sábado, dia usualmente mais vazio do festival, haverá um Innovation Day, cuja palestra final será exatamente com o Bono e o Jonathan Ive, chefao de design da Apple. Arriscado. Será que eles vao conseguir manter o povo no festival até lá?

Bem, isso e muito mais você vai saber aqui no nosso bom e velho ônibus azul, na cobertura que fazemos direto daqui, eu (vou pra 9 anos cobrindo o evento) e o Rui Piranda – com apoio na internet da Debora Schach, que está em Porto Alegre, do Leo Maia, que fica em Brasilia, e da Marise Araujo, baseada em Lisboa.

publicidade

publicidade