Carona para driblar a crise – que tal compartilhar um carro nas viagens de fim de ano?

Eu admiro muito como a tecnologia é a capaz de revitalizar conceitos que acabaram sendo deixados para trás. A boa e velha carona, aquele ato amigo de compartilhar um trechinho de viagem para ajudar um colega, se torna hoje uma opçao mais do que solidária: é um jeitinho de driblar a crise econômica. Eu mesma já experimentei tanto pegar quanto dar caronas e tenho achado sensacional. O resultado é cortar os gastos – quem dirige ganha uma ajuda de custo, quem pega carona paga menos que o transporte público – e de quebra ainda fazer uns amigos no trajeto.

Um app que tem ajudado a levantar o moral da carona é o BlaBlaCar, que completou há pouco seu 1º aniversário no Brasil. Segundo a plataforma, os trechos com mais oferta de carona se concentram entre grandes cidades ou entre capitais e interior. É o caso de SP-Campinas, Santos-SP e Sao José dos Campos-SP, padrao que se repete em outros estados, com muita gente pegando carona entre Curitiba-Londrina, Camboriú-Floripa, Cabo Frio-RJ, Caxias do Sul-Porto Alegre e Belo Horizonte-Juiz de Fora. Por enquanto, quem mais topa pegar carona no app sao os jovens adultos, entre 26 e 35 anos (42%), mas a oportunidade de reduzir custos também traz para a plataforma bastante gente acima dos 36 anos (25%).

Com as festas de fim de ano chegando, pegar ou dar carona pode ser uma boa forma de amenizar os custos da viagem. A maioria dos caroneiros e caronistas está indo visitar a família (37%), visitar namorado ou amigos (26%) ou fazer negócios (18%), mas há também quem esteja de olho em um show ou evento cultural na cidade de destino. Se for dirigir nesse fim de ano, minha dica é considerar usar a oportunidade pra testar um pouquinho dessa sharing economy na sua vida. Vai ser barato e vai ser um barato!

publicidade

publicidade