Chega de multitarefa – desligue o celular, pare de tuitar e preste mais atençao

Tiago Dória conta em seu blog sobre a experiência que tem tido em conferências nos EUA – mediadores e palestrantes estao solicitando que a plateia desligue celulares e evite ficar tuitando durante as apresentaçoes, um comportamento bem diferente do anterior ‘use a hashtag tal’ que é visto em alguns eventos até no Brasil.

– “Motivos nao faltam para essa nova atitude. O 1o deles – entre pesquisadores americanos, o consenso cada vez mais comum é de que a ideia de multitarefa é um mito. Ao contrário dos computadores, nós, humanos, nao temos a capacidade de executar diversas atividades simultaneamente. Na realidade, o que temos é a habilidade de mudar rapidamente de uma para outra atividade”, argumenta Tiago, que complementa com um 2o motivo, mais comportamental.

– “Estar conectado tem múltiplas vantagens – acesso rápido a informaçoes e pessoas. Entretanto, cada vez mais, estamos redescobrindo as vantagens de estar desconectado – maior capacidade de refletir por conta própria, de nao pensar somente no presente (em tempo real) e de nao se preocupar com a plateia que nos cerca na internet”.

Estar conectado o tempo todo hoje em dia nao é um problema, por ser muito fácil, mas para ele a percepçao de um workaholic na sociedade mudou – ao invés de ser visto como um profissional produtivo, moderno e dedicado, este passa a parecer uma pessoa com pouco equilíbrio, que nao consegue se organizar e dar os devidos ‘pesos’ à vida familiar e profissional. Veja o texto completo no blog do Tiago Dória.

publicidade

publicidade