Chico Buarque opina s/ biografias e alega ‘direito de preservar vida pessoal’

De Paris, onde está escrevendo seu novo romance, que deve sair em 2014, Chico Buarque opina no Globo sobre as posiçoes do grupo Procure Saber e as biografias nao autorizadas. O texto foi feito depois da insistência de Luiz Schwarcz, dono da Companhia das Letras e editor de Chico, que argumentou que a falta de posicionamento do cantor e escritor poderia fazer com que a sua imagem ficasse comprometida.

No artigo, Chico diz ‘ter pensado que Roberto Carlos tivesse o direito de preservar a sua vida pessoal’, mas que nao parece ser assim. Em determinado trecho, questiona a veracidade das entrevistas feitas pelo autor da tao falada biografia do Rei – “[O autor] Diz ter empenhado 15 anos da sua vida em pesquisas e entrevistas com nao sei quantas pessoas, inclusive eu. Só que ele nunca me entrevistou”, atira.

Chico encerra com uma analogia sobre uma possível ‘homenagem biográfica’ a ele mesmo – “Nos anos 70 a TV Globo me proibiu. Foi além da censura, proibiu por conta própria imagens minhas e qualquer mençao ao meu nome. Amanha a TV Globo pode querer me homenagear. Buscará nos arquivos as minhas imagens mais bonitas. Escolherá as melhores cantoras para cantar minhas músicas. Vai precisar da minha autorizaçao. Se eu nao der, serei eu o censor”, provoca, com ironia.

Enquanto isso, o projeto de lei das biografias continua parado. Em entrevista ao Estadao, Alessandro Molon, relator desta proposta, lembra que além do direito à privacidade do biografado, há outro direito envolvido na questao – o direito do cidadao de conhecer a vida de uma pessoa pública – “Quando se está na vida pública o direito à privacidade é reduzido e sempre haverá espaço para açao por injúria, calúnia ou difamaçao”, pontua, argumentando ainda que a censura a biografias pode ser um interesse também de alguns políticos, que nao gostariam de ter sua vida contada por livros com a devida profundidade – “Querem apenas biografias chapa-branca”, afirma. Com blog Radar, O Globo e Estadao.

publicidade

publicidade