Tweet |
Com ou sem paywall, receita dos jornais deve cair continuamente até 2017
Uma nova pesquisa sugere que apostando ou nao no paywall, os jornais devem sofrer uma queda contínua das suas receitas, ao menos até 2017. A projeçao é que as publicaçoes mantenham um crescimento anual de 2.9%, como reflexo da tendência de uma maior circulaçao das notícias, mas os anúncios devem cair 4,2% ano após ano, segundo dados do último relatório Global Entertainment and Media Outlook, da PricewaterhouseCoopers. Ou seja, a indústria jornalística é resiliente e tem conquistado mais público, mas a renda perdida nos últimos anos provavelmente nao será recuperada. A grande aposta deverá ser o uso de anúncios digitais em novas plataformas de leitura – a expectativa de crescimento desse modelo de receita é de 9,7% anualmente, entre 2013 e 2017. No entanto, tais números dificilmente ofuscarao os 7,8% de perdas devido ao declínio dos anúncios impressos. A notícia é do AdAge.
Márcio
Acho que os jornais ainda não encontraram a formula para se reinventarem, enquanto isso irão morrendo gradativamente. O mundo mudou, e o conteúdo que eles entregam hj pode ser feito por qualquer um blogueiro que escreva algo convincente, porém os blogueiros escrevem sentados em suas cadeiras, não vão até onde os fatos acontecem. Quando o assunto são temas inventigativos, de guerra ou históricos, aí sim os jornais vendem e esgotam nas bancas e/ou vendem novas assinaturas digitais.
As pessoas são curiosas e querem saber a fundo uma questão, isso só pode ser produzido por quem vai atrás da noticia onde ela aconteceu, talvez falte uma nova geração de jornalistas e novos editores. Não adianta ficar reclamando, tem que se reeinventar. Reclamar das reclamações também é reclamar.Márcio Gomes