Com ou sem paywall, receita dos jornais deve cair continuamente até 2017

Uma nova pesquisa sugere que apostando ou nao no paywall, os jornais devem sofrer uma queda contínua das suas receitas, ao menos até 2017. A projeçao é que as publicaçoes mantenham um crescimento anual de 2.9%, como reflexo da tendência de uma maior circulaçao das notícias, mas os anúncios devem cair 4,2% ano após ano, segundo dados do último relatório Global Entertainment and Media Outlook, da PricewaterhouseCoopers. Ou seja, a indústria jornalística é resiliente e tem conquistado mais público, mas a renda perdida nos últimos anos provavelmente nao será recuperada. A grande aposta deverá ser o uso de anúncios digitais em novas plataformas de leitura – a expectativa de crescimento desse modelo de receita é de 9,7% anualmente, entre 2013 e 2017. No entanto, tais números dificilmente ofuscarao os 7,8% de perdas devido ao declínio dos anúncios impressos. A notícia é do AdAge.

publicidade

publicidade