Tweet |
Com Yoani, os anos 60 estao de volta – do Luiz Nassif Online
A visita da blogueira cubana Yoani Sanchéz ao Brasil, comprova – somos um país fantástico, o único do mundo livre que preserva suas tradiçoes, sem medo do ridículo! Parte do país está no século 21; há algumas manchas de século 19, nos rincoes mais profundos. Mas a parte mais visível, a parte pública, está em plena… Guerra Fria. É como o japonês do Gordo e do Magro. Que ficou anos na trincheira, por nao ter sido informado sobre o fim da Guerra. É um regalo para os saudosistas, para os que cultivam a memória dos anos 60, o rock, a foto do Che.
Em outros tempos, o Departamento de Estado norte-americano bancava Svetlana Alliluyeva, a filha de Stalin que abjurou o comunismo e a Rússia. Vivia-se o auge da guerra fria e da disputa entre dois modelos políticos. Agora, em pleno 2013 (!), na era da Internet e das comunicaçoes, na era da globalizaçao, 20 e tantos anos após a queda do Muro de Berlim, após o desmanche da Uniao Soviética, o país da saudade e da nostalgia revive… a Guerra Fria. Em vez do patrocínio nobre do Departamento de Estado americano à filha do maior ditador soviético, a fina flor dos exilados cubanos bancando a blogueira cubana Yoani que nao quer deixar a ilha.
O grande fantasma comunista sao 2 velhinhos em final de vida, em uma ilha distante, que nao representa ameaça nem aos seus vizinhos de fronteira e só interessa aos cubanos de Miami e – lógico – à fina flor da intelectualidade midiática brasileira.
Monta-se um show formidavelmente ridículo, recorrendo a uma fórmula tao velha quanto andar para frente – provoca-se e, como 2 e 2 sao 4, atrai-se a ira de jovens radicais – sem nenhuma expressao política maior, a nao ser colocar sua energia jovem para fora. 20 jovens na faixa de 20 anos fazendo barulho. E, aí, senadores vetustos, colunistas indignados, comunicadores-humoristas alertam para o perigo da ditadura comunista, do fim da liberdade de expressao. Recria-se a velha guerra sem quartel do bem contra o mal na tenda espírita do Twitter
Daqui a pouco o fantasma do Padre Peyton ressurgirá em um perfil do Facebook, amaldiçoando os corruptos da terra com a fantasma da excomunhao.
Gus
Nassif, não adianta tentar justificar o injustificável… Deixem Yoani em paz.
Foucher
Meu querido Nassif,
Os saudosistas da guerra fria sao tao fanaticos pelo eixo do bem do do mal que eles vivem de pesadelos! Nós vivemos de sonhos de um mundo melhor, lutamos pela democratizaçao do Brasil, alias, é uma luta que ainda nao terminou! Ainda existe uma certa ditadura dos meios de comunicaçoes que concentram o poder econômico e o poder mediatico. Mas, mesmo assim, jornalistas como voce e outros companheiros, abrem a brecha no fortalecimento da liberdade da imprensa ajudando a sair do pensamento unico, da linguagem formatada que esses jornais e telivisao tentam impor aos jovens jornalistas.
Voce Nassif com a dimensao da festa e o seu bom verbo, do seu jeito de nao ter medo de ser feliz, abre o senso crítico para a mocidade poder ler a realidade com seus proprios olhos. Teus escritos reconfortam minha geraçao que é a tua e que até hoje luta poela consolidaçao da democracia no Brasil. Isto quer dizer para mim que temos que lutar pra expandir os espaços para o exercicio politico da cidadania no sentido de lutar por uma reforma politica; de pressionar para reformar o poder judiciario, para que todo o magistrado nao esqueça de sua neutralidade politica, que seja imparcial e que aceite os avanços das reformas benéficas à maioria; que aceite que eles tem que deixar o parlamento e o governo agir em articulaçao, todavia, respeitando os poderes; que eu, voce e outros se unam para pedir pluralidade dos meios de comunicaçao e que exista como têm na França e outros paises de democracia avançada um orgao regular para garantir o equilibrio do espaço de comunicaçao.
Para os atrasados que nao vêem que o mundo mudou, e, que desconhecem a historia do povo cubano, so tenho a deixar que nao sao os exilados reacionarios e mafiosos de Miami e seus cumplices que decidirao o futuro de Cuba, Quem decidirá sao os cubanos que sofreram com o boicote econômico, que têm sua propria historia em suas maos. Eles decidirao sem o dinheiro dos reacionarios que querem sujar suas maos. A dignidade do povo cubano é GRANDE e este povo é vai contribuir para que Cuba se desenvolva avance e que cada vez mais no processo de democratizaçao.
Fraternura daqui da França