Como foi hoje | 6o Congresso br das empresas de pesquisa | Marcelo Coutinho

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A mídia e o consumidor digital foram os temas em foco na manha de hoje no 6o Congresso Brasileiro das empresas de pesquisa, que acontece em Sao Paulo. Vinicius Pereira, da ESPM, destacou que vivemos em um tempo de novos “arranjos midiáticos” – as fronteiras entre os meios estao se diluindo e quanto mais um meio for capaz de fazer “arranjos” com outros meios e permitir recombinaçoes por parte dos consumidores, maior será seu valor. O caminho para as empresas de mídia entao é procurar Produtos Editorias com Potencial Econômico (P.E.P.E), que nao estao baseados somente na publicidade como “exposiçao”, mas também como serviço, além de conteúdo que cruza formatos como livros, reportagem, vídeo e fotos.

Isso exige uma “revalidaçao das métricas”, um movimento que nao é novo, como lembrou Flávio Ferrari, ex-CEO do IBOPE, que acaba de assumir a diretoria da IPSOS Media CT. Para Ferrari, embora alguns sistemas de métricas tenham mais de um milênio (como o sistema inglês, que começou quando o rei Henri I definiu a jarda como a distância da ponta do nariz até a ponta do polegar), isso nao impediu desastres como o da Mars Climate Orbiter, uma sonda de USD 125 milhoes que se espatifou em Marte porque os controladores confundiram unidades métricas com o sistema de medidas inglês – “A chegada da Internet trouxe perspectivas medievais para a pesquisa de mídia. Cada nova plataforma oferece medidas diferentes de performance, incluindo polegares e passarinhos”. A definiçao destas métricas, de forma que faça sentido para agências, veículos e anunciantes é um dos maiores desafios para o mercado hoje.

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