Tweet |
Contraste | Jornalismo digital vs jornalismo tradicional, diferenças cada vez + gritantes
Por Frederic Filloux traduzido por Rodrigo Neves no Observatorio
Trechos – “As redaçoes de jornais parecem presas no formalismo do século passado. Pegue um jornal, impresso ou virtual. Quando se trata de reportar uma notícia, você vê a mesma velha estrutura dos anos 50 ou até mais antiga. Para o repórter, há sempre a mesma postura (exagerada) de esconder suas opinioes atrás dos fatos, e uma estrutura rígida baseada em uma série de parágrafos, elementos gráficos e citaçoes cuidadosamente dispostas”.
“Eu odeio citaçoes inúteis. Quase sempre, para jornalistas, essas citaçoes sao equivalentes aos cartoes de ponto. Para o editor, a mensagem é: “Ei, fiz meu trabalho, entrevistei x, y e z”. Para o leitor, “Olhe, eu estou humildemente colocando minhas opinioes depois dos fatos declarados por essas pessoas”. Pessoas essas escolhidas pessoalmente pelo jornalista. O resultado é quase ridículo quando, após uma longa exposiçao da voz do repórter para comprimir os pensamentos das fontes, a linha de raciocínio é concluída com – ‘Só o tempo dirá’, disse Fulano”.
“Toda vez que abro um jornal (ou leio sua versao virtual), estou preso a restos antiquados de escritas jornalísticas. Sem o conhecimento dos chefes da grande mídia, as coisas mudaram. Leitores nao exigem mais citaçoes que pesam na narrativa. Eles querem ser levados de um lugar ao outro, com os melhores argumentos, sem distraçao ou tempo perdido”.
Use o Formulário Abaixo Para Deixar um Comentário