Controle da midia – O movimento cresce na Europa, maioria qr q Leveson seja lei

Gerry McCann, pai de Madeleine, a menina que desapareceu no Algarve, em Portugal, em 2007, defende leis mais rígidas para controlar a imprensa, uma posiçao que é acompanhada pela opiniao pública na Inglaterra – uma sondagem publicada pelo jornal Observer mostra que 3/4 dos entrevistados concordam. A posiçao de Gerry McCann foi transmitida ontem numa conferência em Westminster para políticos e “vítimas da intrusao dos media” – “O Leveson Inquiry sem lei nao tem significado” – é a posiçao de Gerry – que refere o recente inquérito conduzido na sequência do escândalo das escutas ilegais do News of the World.

“A Kate (mae de Madeleine) e eu tivemos a infelicidade de sofrer tudo o que a imprensa atirou contra nós”, comentou, acrescentando – “Concordamos em dar o nosso testemunho no inquérito Leveson porque nao queremos que mais ninguém passe pelo que nós passamos”.

O pai de Madeleine e outros ativistas do Hacked Off, grupo que inclui o ator Hugh Grant, advogam que as recomendaçoes de Leveson sejam transformadas em lei – “Quando o primeiro-ministro prometeu proteger aqueles que foram atirados aos lobos por este processo acreditamos numa mudança real” – disse.

Tal como os McCann, 73% dos inquiridos na sondagem da YouGov, publicada pelo Observer, têm pouca ou nenhuma confiança no sistema de regulaçao voluntária da imprensa sem suporte legal. Daí que 64% reclamem a introduçao de um novo sistema regulatório no prazo máximo de 12 meses.

A fonte desta noticia é o The Guardian. Saiu no português Briefing.

publicidade

publicidade