COVID-19 | Janeiro 2021, Portugal tem pressa e se prepara para receber a vacina

Hoje, Portugal deu o 1º sinal de que a vacina, que todos aguardam ansiosamente, pode chegar logo no início de 2021. “Há a possibilidade de uma das primeiras vacinas estar calendarizada para chegar em janeiro”, disse a ministra da Saúde, Marta Temido, durante a conferência de imprensa para o balanço da pandemia da COVID-19. Anunciou também que, já em dezembro, serao conhecidos os grupos prioritários a serem vacinados, como armazenar as vacinas, o pessoal técnico que irá aplicá-las, os locais e como será feita a sua distribuiçao.

A ministra explicou mais alguns detalhes desse processo que está a ser desenvolvido pela Comissao Europeia, com o objetivo de conseguir que “os cidadaos tenham acesso a vacinas seguras e eficazes, em tempo igual para todos” e a preços razoáveis. E enfatizou que a cada país cabe determinar quais serao os seus grupos prioritários, os primeiros que irao receber a vacina. A ideia é conseguir uma “administraçao rápida da vacina” assim que esteja disponível: “Estamos a preparar para caso a vacina chegue em janeiro, a resposta seja efetiva”.

Quanto à vacina que deverá vir a ser escolhida, Marta Temido lembrou que essa é uma decisao que ainda nao está tomada e que depende de vários fatores, desde as condiçoes de segurança, eficácia e temporalidade assim como com a transparência associadas ao processo.

Portugal registou 5.891 novos casos de infeçao com o novo coronavírus e 79 mortes associadas à doença COVID-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim da Direçao-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

publicidade

publicidade