Tweet |
Cozinhar dá trabalho e demora muito – será mesmo? | Tania Savaget
Desde o início da industrializaçao e da ida das mulheres para o mercado de trabalho que a indústria de eletrodomésticos e de alimentos vem repetindo a mesma mensagem: cozinhar é difícil, chato, demorado e, com este aparelho ou este alimento industrializado, nossa vida vai ser bem melhor. Inspirados nesta mensagem estamos nos afastando cada vez mais das coisas saudáveis?
Conversando com a cozinheira Bia Goll, do Otto Bistrot – e sua proposta de praticar e compartilhar uma cozinha mais natural – dá pra ver que nao é bem assim. Nas grandes cidades já existem opçoes de feiras e marcas de orgânicos mais em conta, além de cursos e receitas que ficam prontas em 20 minutos – o tempo de descongelar uma lasanha :-D
15 minutos é o tempo que Jamie Oliver propões em seu livro. Ele e outras figuras importantes estao no documentário de 2012 Muito Além do Peso, que foi descobrir porque 33% das crianças brasileiras estao acima do peso ideal. As histórias chamam a atençao e nos convidam pra um bom debate. Como mae de 3 meninas, recomendo: o filme e o debate, pegue o link.
Mário Castelar
Cozinhar é tudo de bom.
Embora os pratos que faço não possam ser descritos como saudáveis, recomendo a experiência. Que, além de tudo, é terapêutica!
A turma fica por ali, palpitando, antecipando prazeres e tirando sarro.
Difícil que alguém abandone uma rabada para teclar no celular…
Carlos
O Jamie Oliver tinha um programa no reino unido focado em desafiar embalagens de congelados… ele fazia o mesmo prato, no mesmo tempo, as vezes menos, mas muito mais saudáveis… mas dá trabalho, intelectual… tem que pensar no que vai fazer, não dá para estocar tomate fresco em freezers…
é logística…
O problema me parece que as mulheres (e alguns homens também) preferem ver tv… dá muito menos trabalho, intelectual… mas aumenta as chances de ter problemas oncológicos em 35%…
será que vale a pena???