Tweet |
Daniel Oiticica | Jornalismo militante vs independência, máscaras que caem
Hoje no Argentinaetc
As ediçoes desta semana das duas maiores revistas semanais de informaçao geral da Argentina, Veintitres (14 mil exemplares semanais) e Noticias (48,9 mil exemplares semanais), ilustram bem a diferença entre os 2 perfis de jornalismo que predominam hoje no país.
De 1 lado o jornalismo assumidamente militante, que nao esconde defesa de uma postura ideológica e defensora, entre outros temas, da chamada nova ordem mundial e do vibrante protagonismo dos países emergentes, entre os quais estao os nossos. Do outro, uma estratégia manipuladora, autorotulada independente, recheada de ataques machistas à figura presidencial que pretendem derrotar. De 1 lado, o abraço de Dilma e Cristina festejando suas presenças na ONU. Do outro, uma dieta e a suposta doença bipolar da presidenta argentina.
Tudo é notícia, afinal liberdade de imprensa é o que nao falta por aqui. O problema sao certas máscaras que disfarçam os verdadeiros objetivos de uma capa de revista.
Tirinhas da Vida
Não acredito em imparcialidade em nenhum dos lados, tanto o “militante” quanto o “independente”. Felizmente aprendi a ser muito crítico com todas as questões da vida e não me arrependo disso. Acreditar cegamente em qualquer um dos lados é acreditar em Papai Noel, para dizer o mínimo.
Daniel Oiticica
Tirinhas, o militante nao é imparcial, por isso assume sua militancia, seja de direita, centro, esquerda, marciana. Ja o independente nao independe, usa esse rotulo mas, manipulando, defende apenas seus proprios interesses comerciais, derrubam governos e apoiam ditaduras assassinas