Tweet |
Decisao de regular a midia inglesa nao tem repercussao nos jornaloes brs
No caso ingles, a decisao por uma regulaçao da midia impressa foi encaminhada ontem pelos 3 partidos politicos depois de 1 inquérito “que expôs a cultura de rastreamento telefônico e outros comportamentos antiéticos” – registra a Reuters. Segundo a agencia de noticias, “o acordo vai estabelecer um novo órgao regulador de imprensa, introduzir multa de até 1 milhao de libras (USD 1,5 milhao) e ainda obrigar jornais a imprimir desculpas com destaque quando for o caso de se excederem”. Veja bem, “o sistema será voluntário, mas haverá fortes incentivos financeiros para encorajar os jornais a adotá-lo”. Vc acredita que aqui isso seria possivel? Procurei no Google e nao encontrei nenhuma noticia nos jornaloes sobre a decisao de ontem na Inglaterra. O Google pode estar enganado. Mas procurei por ‘regulaçao da midia inglesa’.
Acaba de informar um leitor – no Globo impresso saiu, ainda que timida, uma chamadinha na capa – ‘Mídia britânica será regulada’ – veja nos comments abaixo. Leia outra nota publicada mais tarde – Repercussao do acordo pela regulaçao da midia inglesa está nos impressos brs.
marcelo antelo
Júlio, no Globo, que aliás de um tempo prá cá tem chegado atrasado recorrentemente, saiu uma chamadinha (realmente tímida – fala baixo…) na capa: “Mídia britânica será regulada”.
Carlos Diogenes
Saiu na Folha também… a chamada foi “Parlamento britânico fecha acordo para regular mídia”
Julio Hungria
Obrigado pelo alerta ;)
Mauricio Machado
‘Lulo-petismo’ exporta knowhow e censura? Que coisa! Nos países centrais pode, por aqui não…
Silvana
Talvez seja melhor postar um link para o artigo seguinte, falando que saiu nas edições de papel: http://www.bluebus.com.br/repercussao-do-acordo-pela-regulacao-da-midia-inglesa-esta-nos-impressos-brs/
Julio Hungria
Tem razao, vou fazer isso, obrigado
Silvio Vasconcellos
Não só a grande mídia será regulada. Como está redigida, cabe a interpretação que a abrangência extrapola a grande mídia. Assim destaca um blog americano:
UK press-regulation defines “press” so broadly as to include tweeters, Facebook users, bloggers
(…) In a nutshell, then: if you press a button labelled “publish” or “submit” or “tweet” while in the UK, these rules as written will treat you as a newspaper proprietor, and make you vulnerable to an arbitration procedure where the complainer pays nothing, but you have to pay to defend yourself, and that will potentially have the power to fine you, force you to censor your posts, and force you to print “corrections” and “apologies” in a manner that the regulator will get to specify.
http://boingboing.net/?p=219398
dmellenbergs
Estou sentindo uma pontinha de ciúme ou é impressão minha. O mesmo Blue Bus que defendia a ideia de que a Folha patrocinava a censura, agora flerta com a regulação da mídia? Deveria aprender com a história: esse tipo de conversa sempre começa por calar os inimigos, mas logo em seguida amordaça os amigos também.
dmellenbergs
Que coisa feia, Julio … deletando comentários com os quais não concorda, apesar de não conter ofensas, palavrões ou qualquer coisa imprópria? Não sabia que o Blue Bus censurava os que se dão ao trabalho de lê-lo, ainda que uma vez discorde dele.
Julio Hungria
Onde, dmellenbergs?
dmellenbergs
MIL PERDÕES, Julio! Erro imperdoável de minha parte. RETIRO O COMENTÁRIO QUE FIZ e peço DESCULPAS. Posso discordar um pouco do que sai no Blue Bus — não só leio como repasso grande parte dos posts — mas este meu comentário foi negligente e infeliz. Abs.