Democratizar a Copa | Apenas 447 mil ingressos para 200 milhoes de habitantes?

As fan fests, feiras públicas destinadas a quem nao consegue ingressos da Copa, vao ganhar versoes genéricas para a Copa das Confederaçoes – informa hoje a Folha. Das 12 cidades-sede do Mundial, 11 delas, incluindo Sao Paulo, têm interesse em organizar as feiras. A matemática é simples – se há cerca de 200 milhoes de habitantes no país e só 447 mil ingressos serao vendidos, poucos terao acesso – explica a materia. Diz que as autoridades reconhecem que a situaçao será similar no ano da Copa, quando ingressos serao disputados com estrangeiros com alto poder aquisitivo, autoridades, VIPs, corporaçoes, com deficientes e com idosos – “Essa [fan fest] é a forma que o governo tem para pôr a populaçao para participar. Ou fica limitado a um pequeno grupo que pode pagar, e as cotas sao pequenas em relaçao à populaçao”, diz Ney Campello, secretário estadual da Copa-2014 de Salvador, Bahia. E reclama – “Nao podemos chamar de fan fest. Oficialmente, sao ‘eventos de exibiçao pública’, ou, no nosso caso, ForróCopa, ou entao Sao Joao da Copa”, afirma.

O Rio de Janeiro esboça uma ediçao – “Há conversas com o município”, diz Joana Braga, da produtora D+, que, em 2010, organizou uma fan fest em Copacabana. “O projeto está em desenvolvimento, mas nao será na praia. Vamos testar outros lugares”.

Replicando noticia de Bernado Itri, do Painel FC, e Eduardo Ohata, Marcel Rizzo e Martin Fernandez, da Folha, em Sao Paulo.

publicidade

publicidade