Tweet |
Denuncia no Conar reclama de trabalho infantil em filme dos postos Ipiranga
Da serie ‘Um lugar completo esperando por você’ – o que está sendo questionado é o filme em que 1 motorista pede informaçoes a um pai que tem ao lado o filho, ambos produzindo artesanato de palha. A denúncia é de “apologia ao trabalho infantil doméstico” (!) – e o Conselho acatou e abriu o processo. O que reclamam é que “no momento em que a propaganda demonstra uma criança realizando uma atividade produtiva, artesanal, tal como um adulto, é estimulada a cultura da banalizaçao, estimulando a ideia de que a criança pode trabalhar” :) A serie foi criada pela Talent e os filmes sao dirigidos por Fernando Meirelles.
Julio Winck
Mas como que os publicitários, as criaturas “mais espertas” do Universo deram essa bola fora? Por que não deram um smartphone para a criança brincar ao lado do pai? Propaganda é muito mais do que ideias bem humoradas, detalhes também fazem a diferença.
Leo
Puxa, e a possível interpretação de que o pai está ensinando algo ao filho?
Que gente louca.
Julio Winck
Leo, nesse filme está bem claro que a criança está “trabalhando” no mesmo ritmo do pai. Sinceramente, nem forçando a barra passa a ideia de que o pai “folgado” está ensinando algo. E você sabe muito bem dos problemas que o nosso país tem com o trabalho infantil, sem falar no trabalho escravo nesses rincões Brazil S.A. afora.
Leo
Vc tá sendo irônico ou fala sério?
João Paulo
Que besteira isso gente… Num tô acreditando… é falta do que fazer mesmo! É melhor incentivar a criança ao trabalho, a aprender um ofício, a ajudar os pais do que ficar na rua aprendendo coisa errada.
J.C.Cardoso
Tá ficando chaaaata essa patrulha!
O Conar deveria ter mais critério na hora de acatar as denúncias.
Qualquer dia, até o anúncio da Gilette com o Kaká vai ser considerado ofensivo.
Vera
Minha mãe era bordadeira, trabalhava em casa e cudiava de mim. Aprendi a bordar lá pelos meus 7 anos. Como diz o Leo, era um ensinamento transmitido através de gerações. Será que essa gente não tem mais o que fazer?!!!!!
Rafael Fernandes
Pessoal, é sério. Por favor. Chega desse mundo chato de perseguição à propaganda.
Qual o problema em um pai ensinar um ofício ao filho? Quem nunca trabalhou ou fez algo com o pai e o avô?
O que seria da campanha de natal da bauducco se o filho não conhecesse a história da família através do panetone?
Isso já virou uma grande palhaçada.
Como disse Julio Winck, dê logo um smartphone ao garoto e o faça esquecer da interatividade da vida real.
Wilson
Pura falta do que fazer. Quanta besteira.
Julio Winck
Só para encerrar minha participação aqui, se fui um pouco irônico em meus comentários foi para chamar a atenção para a ameaça à liberdade de expressão em nosso país. E isso não se restringe a propaganda. Achamos que os americanos são caretas mas lá a liberdade de expressão é uma lei pétrea, coisa que não existe no Brasil. Sobre a série de comerciais da Ipiranga, acho simplesmente fantástica e ficaria muito chateado se o Conar mandasse o anunciante trocar o cestinho de palha do garoto por um “smartphone”.
Fim, enfim!
Leo
Ah, agora sim. Suspeitei mesmo que fosse ironia sua desde o começo.
João Castanheira Filho
Não aguento mais tanta patrulha! O mundo está ficando muito chato! Um pouco de politicamente incorreto faz um bem…..
Conar chupa meu par
melhor do que ter um completo babaquinha viciado em iPhone. eles na vdd tem medo que as crianças possam se interessar por algo alem de videogame e um monte de coisas eletronicas que só destroem a vida delas