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Designer que criticou oferta de trabalho gratuito comenta o sucesso de sua iniciativa
Dan Cassaro foi convidado a trabalhar em troca de ‘exposiçao’ pelo Showtime e nao deixou barato. Em resposta ao canal de TV, compartilhada no Twitter, o designer fez a alegria de inúmeros outros designers e profissionais de outras áreas, de todo o mundo, que já receberam ‘propostas indecentes’ como essa – veja aqui. Seu tuite já tem mais de 6 mil retuites e quase 7 mil favorites. Em entrevista ao AdFreak, Dan explica que resolveu divulgar a história no Twitter em parte para fazer piada, mas também para mostrar que, além de ser bom dizer nao para esse tipo de trabalho, é ainda melhor explicar para todos porque esse modelo de negócio é inaceitável. Além de designers, Cassaro afirma ter recebido respostas de escritores, cartunistas, arquitetos e outros profissionais que já passaram pela mesma situaçao – “Eu nao sei o que é”, diz ele, “talvez as pessoas achem que se você estudou arte você nao entende de dinheiro?” Quando perguntado se teve algum receio de expor uma grande empresa como o Showtime, que muito provavelmente nao se tornará seu cliente tao cedo, Dan responde – “Quem sabe? Talvez eles admirem a minha coragem? Honestamente, pessoas que valorizam a si mesmas e ao seu trabalho o suficiente para dizer nao a esse tipo de coisa têm mais valor a longo prazo do que qualquer determinado cliente ou trabalho”.
Em resposta ao BuzzFeed, um porta-voz do Showtime disse que o canal “é um grande apoiador de artistas em todo o mundo” e que “esse concurso, como muitos outros, é inteiramente opcional”. Cassaro, no entanto, rebate – “A coisa toda é antiética. Você jamais chamaria um monte de eletricistas e pediria que eles fizessem a iluminaçao de um evento como esse de graça. Você certamente nao pediria que eles usassem uma hashtag para divulgar sua ‘participaçao’ no Twitter para gerar tráfego para seu website.” Ele também acha que chamar isso de ‘concurso’ chega a ser ofensivo – “Participar de uma competiçao dessas como um profissional desvaloriza o trabalho de todos”, afirma. O designer espera que algo construtivo resulte de sua iniciativa, mas, se isso nao acontecer, já considera positivo o fato de as pessoas estarem falando sobre o assunto. Confira a entrevista na íntegra aqui.
ramiro
É uma questão polêmica.
O exemplo dos eletricistas é emblemático.
(o “mercado” acha justo pagar por um serviço “mensurável”.
A eletricidade “funciona” ou “não funciona”. Não existe a subjetividade que a “arte” possui)
Ou em outros termos o que é “criativo” p uns pode não ser p. outros
. Agora experimente encostar a mão num fio desencapado!!
(ps- acho debate saudável. Não advogo p. eletricistas ou para publicitários)
ramiro
por sinal, acho meus comentários criativos e gostaria de ter uma remuneração justa por eles…hahahahahahahaha