Dove estava errada? – vc se vê como mais bonita(o) do que realmente é (!)

Pouco depois da campanha dos retratos falados da Dove viralizar na internet, a ponto de ser dado como o comercial mais visto de toda a história da internet, um estudo destacado na Scientific American detona com toda a argumentaçao da marca – a pesquisa revela que temos a tendência de nos percebermos como mais bonitos e atrativos do que realmente somos.

Essa conclusao foi obtida ao mostrar aos participantes uma série de imagens deles mesmos, incluindo algumas que foram modificadas para fazer o retrato parecer mais atrativo ou mais repulsivo. Quando questionados sobre qual seria a imagem mais real e com menos modificaçoes, a maioria dos participantes escolhia a foto alterada para fazê-los parecer mais atraentes. Outro dado curioso é que eles também tinham mais facilidade em apontar a foto mais atraente como um retrato real deles mesmos (!)

Como se nao fosse suficiente desmistificar a parte do autorretrato no comercial da Dove, o estudo também mostra que a visao de estranhos nao é tao bondosa assim – eles costumam ser mais críticos (ou mais realistas), e a maioria apontou, na série de fotos dos participantes, a que nao tinha alteraçoes. Ou seja, apesar de impactante, de ‘real’ o comercial da Dove nao teria nada ;) Deu no Gawker.

publicidade

publicidade