DPZ comenta crítica no Blue Bus ao novo comercial que fez para o Itaú

Recebi da DPZ – “A respeito da nota publicada ontem (10/10) no Blue Bus sobre a nova campanha de Itaú Primeira Previdência, de fato o filme que está sendo veiculado na internet foi elaborado a partir do vídeo ‘A second a day from birth’, produzido por Sam Cornwell, grande sucesso no YouTube, como foi informado no release divulgado. A DPZ negociou com Cornwell os direitos autorais para o uso das imagens para elaboraçao deste material e nao vê nisso nenhum problema ético já que informou esse dado até no release de divulgaçao da campanha. A DPZ também reforça que nao vê nenhum demérito criativo na campanha em questao. A peça traz um insight original para o produto a partir da associaçao com um material já produzido. Este é um recurso legítimo, amplamente utilizado no Brasil e no mundo por anunciantes de todos os portes”.

Respondo – Em momento nenhum o que escrevi toca no ponto ‘ética’ relativamente ao aproveitamento do original web. Tambem admito que tal tipo de aproveitamento se dê globalmente nos dias de hoje. Minha duvida é sobre o aspecto criativo – “Cadê a ideia? Fui eu que perdi a noçao ou teriam sido eles? Ou a propaganda é que mudou – criar é citar?” – foi o que perguntei – e continuo sem saber como deveria lidar com isso. Ficou combinado que ‘citar’ é o novo ‘criar’? ;) Sinceramente estou aqui para aprender, sei que nada é estático. Abs

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