E se, ao invés dos anúncios, o Facebook ganhasse dinheiro cobrando por fãs?

Matéria de hoje no AdAge sugere que está na hora do Facebook parar de vender anúncios e começar a cobrar as marcas pelos seus fãs. Isso porque a rede social simplesmente nao seria o lugar adequado para fazer publicidade – é como “um espaço público, um playground ou um parque”, onde “disfarçar outdoors de árvores” nao funciona. O Facebook quer que as marcas conversem com os fãs e criem conteúdo que eles queiram compartilhar. Mas o fato é – se elas conseguem fazer isso, elas nao precisam pagar nada ao Facebook. Anunciar pra que  – se isso dá conta do recado?

Por outro lado, se as marcas medem seu sucesso pelo nº de Likes, talvez esteja aí a soluçao para o Facebook – “o nº de fãs cresce, o nível de engajamento cresce, as marcas nao se importam em pagar porque estao conseguindo mais engajamento, o Facebook ganha mais dinheiro e os fãs, mais valor”. Para completar, isso também resolveria o problema da rede social em lucrar com as plataformas móveis, já que o site nao teria mais que se preocupar em colocar anúncios nas telas pequenas. Será mesmo que isso daria certo?

publicidade

publicidade